Processo empreendedor:
um estudo no setor de design de interiores
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.198Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empreendedor, Processo Empreendedor, Inovação, Design de InterioresResumo
O objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender o processo de criação de empresas no setor de design de interiores, através de um estudo multicaso de natureza qualitativa junto a três empresas que atuam no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se resgatar a história das empresas estudadas e identificar a configuração do processo empreendedor de criação dos negócios estudados, a partir da delimitação conceitual proposta por Shane e Venkataraman (2000), que consideram o processo empreendedor como conjunto de ações que envolvem desde a ideia, a identificação e a exploração de oportunidades, que culminam na criação de um novo negócio. Os resultados revelam que o processo empreendedor em empresas do setor de design de interiores é marcado por motivações particulares e por trajetórias distintas de identificação e exploração de oportunidades, com consequências também distintas em termos de criação de negócios no referido ramo de atividades. Foi possível constatar a configuração de diferentes oportunidades, que se vinculam a elementos de mercado, de demanda, de produtos e serviços, bem como derivadas de caráter individual, familiar, e de formação/experiência profissional.
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