Varejo Omnichannel:

desafios na visão de empresas brasileiras

Autores

  • Caio Flavio Stettiner Centro Universitário Campo Limpo Paulista
  • Gabriela Carminatti USP-ESALQ
  • Alexandre Formigoni FATEC Zona Leste
  • Milton Francisco de Brito FATEC Zona Leste
  • Roberto Padilha Moia Universidade São Caetano do Sul
  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.171

Palavras-chave:

omnicalidade; multichannel; e-commerce; desafios; consumidor

Resumo

O varejo está enfrentando um momento desafiador: o de fornecer uma experiência fluida e sem atrito entre todos os pontos de contato do consumidor com a marca, ou seja, precisa ser "omnichannel". O objetivo deste estudo, então, é entender o que significa ser "omnichannel" e identificar as premissas para que uma empresa consiga entregar essa experiência ao cliente. Para isso, utilizou-se de metodologia exploratória qualitativa, lançando mão de levantamento bibliográfico com autores que auxiliam na compreensão do cenário atual, e de entrevistas com profissionais referência no assunto, buscando informações atualizadas sobre as ações que endereçam uma entrega "omnichannel" em quatro grandes empresas brasileiras: Panvel Farmácias, Magazine Luiza, Lojas Paquetá e Livraria Cultura. Os resultados obtidos mostram que os principais desafios são culturais, principalmente devido ao medo do novo, presente no modelo mental dos profissionais, e ao fato das empresas ainda trabalharem em silos, separando o "online" do "offline". Apesar disso, identificou-se que algumas empresas já estão entregando ações que auxiliam na tangibilização dessa experiência "omnichannel", como compra "online" e retirada em loja ou compra em loja e entrega do produto em casa. Ao fazerem isso, essas empresas focam nas necessidades do consumidor que deseja se relacionar com a marca, não mais com um site ou vendedor de forma isolada. A premissa básica para a conquista dessa experiência, então, é um olhar centrado no cliente ao invés do canal ou forma de entrega, entendendo suas necessidades e se relacionando de forma relevante e fluida através de todos os pontos de contato.

Biografia do Autor

Caio Flavio Stettiner, Centro Universitário Campo Limpo Paulista

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo

Gabriela Carminatti, USP-ESALQ

Especilista em Gestão de Negócios USP-ESALQ

Alexandre Formigoni, FATEC Zona Leste

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista

Milton Francisco de Brito, FATEC Zona Leste

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU

Roberto Padilha Moia, Universidade São Caetano do Sul

Doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC)

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

Stettiner, C. F., Carminatti, G., Formigoni, A., Francisco de Brito, M., Moia, R. P. ., & Junger, A. P. . (2020). Varejo Omnichannel:: desafios na visão de empresas brasileiras. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 6(1), 48–68. https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.171