Varejo Omnichannel:

desafios na visão de empresas brasileiras

Autores/as

  • Caio Flavio Stettiner Centro Universitário Campo Limpo Paulista
  • Gabriela Carminatti USP-ESALQ
  • Alexandre Formigoni FATEC Zona Leste
  • Milton Francisco de Brito FATEC Zona Leste
  • Roberto Padilha Moia Universidade São Caetano do Sul
  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.171

Palabras clave:

omnicalidade; multichannel; e-commerce; desafios; consumidor

Resumen

O varejo está enfrentando um momento desafiador: o de fornecer uma experiência fluida e sem atrito entre todos os pontos de contato do consumidor com a marca, ou seja, precisa ser "omnichannel". O objetivo deste estudo, então, é entender o que significa ser "omnichannel" e identificar as premissas para que uma empresa consiga entregar essa experiência ao cliente. Para isso, utilizou-se de metodologia exploratória qualitativa, lançando mão de levantamento bibliográfico com autores que auxiliam na compreensão do cenário atual, e de entrevistas com profissionais referência no assunto, buscando informações atualizadas sobre as ações que endereçam uma entrega "omnichannel" em quatro grandes empresas brasileiras: Panvel Farmácias, Magazine Luiza, Lojas Paquetá e Livraria Cultura. Os resultados obtidos mostram que os principais desafios são culturais, principalmente devido ao medo do novo, presente no modelo mental dos profissionais, e ao fato das empresas ainda trabalharem em silos, separando o "online" do "offline". Apesar disso, identificou-se que algumas empresas já estão entregando ações que auxiliam na tangibilização dessa experiência "omnichannel", como compra "online" e retirada em loja ou compra em loja e entrega do produto em casa. Ao fazerem isso, essas empresas focam nas necessidades do consumidor que deseja se relacionar com a marca, não mais com um site ou vendedor de forma isolada. A premissa básica para a conquista dessa experiência, então, é um olhar centrado no cliente ao invés do canal ou forma de entrega, entendendo suas necessidades e se relacionando de forma relevante e fluida através de todos os pontos de contato.

Biografía del autor/a

Caio Flavio Stettiner, Centro Universitário Campo Limpo Paulista

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo

Gabriela Carminatti, USP-ESALQ

Especilista em Gestão de Negócios USP-ESALQ

Alexandre Formigoni, FATEC Zona Leste

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista

Milton Francisco de Brito, FATEC Zona Leste

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU

Roberto Padilha Moia, Universidade São Caetano do Sul

Doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC)

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Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Stettiner, C. F., Carminatti, G., Formigoni, A., Francisco de Brito, M., Moia, R. P. ., & Junger, A. P. . (2020). Varejo Omnichannel:: desafios na visão de empresas brasileiras. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 6(1), 48–68. https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.171