Intenção empreendedora e religiosidade:
análise dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v10i1.493Palabras clave:
intenção empreendedora, religiosidade, graduandos em ciências contábeisResumen
O propósito deste trabalho consiste em compreender a relação entre a religiosidade e a intenção empreendedora dos estudantes de uma Universidade Pública. Com base em uma amostra de 145 acadêmicos, utiliza-se um questionário, em escala likert, para mensurar as variáveis em estudos, modelo adaptado de Paiva et al. (2020). Os resultados do estudo indicam, em relação ao perfil dos alunos, que há um equilíbrio no quantitativo de homens e mulheres, com predominância do estado civil solteiro(a) e maioria com faixa etária de 16 a 20 anos. A amostra sugere que tanto os familiares empreendedores quanto a disciplina de empreendedorismo são capazes de incentivar a intenção empreendedora. Todavia, a prática da religião reconhece os praticantes como os que não sinalizam ter intenção empreendedora divergindo dos que não praticam. Os resultados quantificam a religião evangélica como a prevalecente entre os respondentes com intenção empreendedora. O período letivo evidencia o segundo semestre como o maior indicador expressivo de intenção empreendedora dentre os questionados. Contudo, encontrou-se dentro do total da amostra a quantidade de oito alunos que já são empreendedores. A realização da pesquisa foi favorável aos docentes evidenciando que o incentivo a disciplinas que foquem o empreendedorismo são cada vez mais capazes de incentivar os discentes.
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