Educação empreendedora no ensino fundamental:

O programa jovens empreendedores primeiros passos (JEPP)

Autores/as

  • Helaine Monique Araújo dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sonia Regina Amorim Soares de Alcântara Universidade FEderal do Ceará (UFC)
  • Winny Rebouças Mota Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.279

Palabras clave:

Educação empreendedora, Ensino fundamental, Estudo de caso, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Sebrae

Resumen

O ensino sobre empreendedorismo a esses alunos estimula a detectar e usufruir de oportunidades que agregam valores para a sociedade, ajudando-os a ampliar seus conhecimentos e a ter uma visão mais ampla de como obter uma melhoria na qualidade de vida. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral compreender como o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, contribui para o incentivo ao empreendedorismo na educação de nível fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram aplicados formulários com 64 professores, entrevistas com 3 consultores e pesquisas em documentos institucionais. Dessa maneira, pode-se perceber que o projeto proporcionou grandes realizações na vida dos alunos, tais como: a valorização do meio ambiente, senso de coletividade, criatividade, aumento do desempenho, entre outras.

Biografía del autor/a

Helaine Monique Araújo dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de P´ós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade FEderal do Ceará (UFC)

Sonia Regina Amorim Soares de Alcântara , Universidade FEderal do Ceará (UFC)

Professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade FEderal do Ceará (UFC)

Winny Rebouças Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pesquisadora bolsista PIBIC do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Citas

DOLABELA, F. O ensino de empreendedorismo no Brasil: uma metodologia revolucionária. 1999. Disponível em: <www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacoeucar/ensino-fundamental/ensino-fundamental/fundamental-II/artigos/oensinoempreendedorismonobrasil.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.3, n.2, 2013. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/30766>. Acesso em: 15 out. 2017.
FILION, L. J. Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares. São Paulo. RAE Light, v. 7, n. 3, p. 2-7, Jul./Set. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n3/v40n3a13.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LIBERATO, A.C.T. Empreendedorismo na Escola Pública: Despertando Competências, Promovendo A Esperança! 2007. Disponível em: <www.oei.es/etp/empreendedorismo_escola_publica_teixeira.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017.
LOPES, R. M. A. Referenciais para a educação empreendedora? In: LOPES, R. (org.). Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE, 2010. Cap. 2, p. 7-44.
LOPES, R. M. A; TEIXEIRA, M. A. A. Educação Empreendedora no ensino fundamental. In: LOPES, R. (org.). Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE, 2010. Cap. 3, p. 45-66.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PEDRO, A. M. Procedimentos para integrar os conceitos de empreendedorismo no ensino fundamental. 2007. 115f. Florianópolis. Tese de Doutorado (doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89848>. Acesso em: 25 set. 2017.
SANTOS, L. S. Empreendedorismo no ensino fundamental: uma aplicação. 2000. 108f. Florianópolis. Dissertação de Mestrado (mestre em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78981>. Acesso em: 01 ago. 2017.
SANTOS, M. C. O Ensino do Empreendedorismo nas Escolas. 2012. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1797/1/CT_GPM_II_2012_60.pdf>. Acesso em: 12 set. 2017.

Publicado

2021-02-01

Cómo citar

Santos, H. M. A. dos, Machado, D. de Q., Osvaldo Acosta Reinaldo, H., Regina Amorim Soares de Alcântara , S., & Rebouças Mota, W. . (2021). Educação empreendedora no ensino fundamental: : O programa jovens empreendedores primeiros passos (JEPP). REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 7(1), 100–117. https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.279