Competências Empreendedoras na Pandemia da Covid-19:
Um Estudo com PMES do Varejo de Moda
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v8i1.318Palavras-chave:
Competências empreendedoras, pandemia, crise, COVID-19, PMEs.Resumo
As pandemias afetam direta e indiretamente o funcionamento de diversos setores da economia, e as consequências provenientes desse fenômeno podem ser específicas para cada setor. Alguns são impactados de forma mais negativa, enquanto outros podem até se beneficiar economicamente. Em vista disso, este estudo tem como objetivo investigar as competências empreendedoras dos proprietários de pequenas empresas do varejo de moda em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo com oito empreendedores em uma cidade do interior do estado do Ceará. Os resultados indicam que os empreendedores desenvolveram na prática as competências empreendedoras dos grupos de realização e planejamento, bem como as competências empresariais de assertividade e controle emocional e lidar com riscos e dificuldades. A presente pesquisa é relevante, pois contribui para a compreensão acerca do gerenciamento das competências empreendedoras dos proprietários de PMEs que atuam no varejo de moda, considerando a conjuntura de crise instaurada pela pandemia da COVID-19.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BAUM, J. R.; LOCKE, E. A.; SMITH, K. G. A multidimensional model of venture growth, Academy of Management Journal, v. 44, n. 2, p. 292-303, 2001.
BRASIL. Lei complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Brasília/DF, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
______. Ministério da saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília/DF, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 29 jul. 2020.
CUCCULELLI, M.; PERUZZI, V. Post-crisis firm survival, business model changes, and learning: evidence from the Italian manufacturing industry. Small Business Economics, v. 54, n. 2, p. 459-474, 2020.
DILLI, S.; WESTERHUIS, H. How institutions and gender diferences in education shape entrepreneurial activity: a cross-national perspective. Small Buss Econ, v. 51, p. 371-392, 2018.
DOERN, R.; WILLIAMS, N.; VORLEY, T. Special issue on entrepreneurship and crises: business as usual? An introduction and review of the literature, Entrepreneurship & Regional Development, v. 31, p. 400-412, 2019.
EGGERS, F. Masters of disasters? Challenges and opportunities for SMEs in times of crisis. Journal of Business Research, v. 116, n. 1, p. 199-208, 2020.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Escola de Economia de São Paulo. Estudo estima que queda na economia brasileira pode chegar a 4,5% por conta do COVID-19. São Paulo, 2020. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/estudo-estima-queda-economia-brasileira-pode-chegar-45-conta-covid-19. Acesso em: 28 mai. 2020.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
HAHN, D. The psychological well-being of student entrepreneurs: a social identity perspective. Int Entre Manag J, v. 16, p. 469-499, 2020.
JONES, L.; BROWN, D.; PALUMBO, D. Coronavirus: A visual gruide to the economic impact. BBB NEWS, London, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/business-51706225. Acesso em: 28 mai. 2020.
KUCKERTZ, A.; et al. Startups in times of crisis: A rapid response to the COVID-19 pandemic. Journal of Business Venturing Insights, v. 13, n. 3, 2020.
LEITE, E. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.
MAN, T. W. Y.; LAU, T.; CHAN, K. F. The competitiveness of small and medium enterprises: A conceptualization with focus on entrepreneurial competencies. Journal of Business Venturing, v. 17, n. 2, p. 123-142, 2002.
MCCLELLAND, D. C. The achieving society. Princeton, N. J.: Van Nostrand, 1961.
______. Testing for competence rather than for "intelligence". American Psychologist, v. 28, p. 1-14, 1973.
______. Characteristics of successful entrepreneurs. The Journal of Creative Behavior, v. 21, n. 3, p. 219-233, 1987.
QUINTILLÁN, I.; PEÑA-LEGAZKUE, I. Emotional intelligence and venture internationalization during economic recession. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 26, n. 2, p. 246-265, 2019.
SÁNCHEZ-GARCÍA, M. F.; SUÁREZ-ORTEGA, M. Diseño y Validación de un Instrumento de Evaluación de Competencias para la Gestión de la Carrera Empreendedora, RIDEP, v. 3, n. 45, p. 109-123, 2017.
SEBRAE. Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios. Brasília, DF: Sebrae Nacional, 03 abril 2020. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/7dddeac12565bd496af4d637b2d5638b/$File/19404.pdf. Acesso em: 28 mai. 2020.
SHEPHERD, D. A. Venture capitalist; introspection: a comparison of ‘in use’ and ‘espoused’ decision policies”. Journal of Small Business Management, v. 37, n. 2, p. 76-87, 1999.
TSILIKA, T.; et al. Entrepreneurial bricolage in the aftermath of a shock: Insights from Greek SMEs. Journal of Small Business & Entrepreneurship, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08276331.2020.1764733. Acesso em: 01 mai. 2020.
XING, Y.; et al. Entrepreneurial team and strategic agility: A conceptual framework and research agenda. Human Resource Management Review, v. 30, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.