Ensino do empreendedorismo com base na metodologia das startups:
Um estudo exploratório na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v10i2.471Palabras clave:
Educação para Empreendedorismo, Ensino Superior, Startups , Modelo de negócioResumen
As mudanças ocorridas no mercado de trabalho impactaram, dentre outros aspectos, na construção da carreira profissional. Sendo um dos propósitos da graduação a formação de profissionais, é também o momento no qual diversas alternativas de carreira podem surgir, dentre elas, a opção de empreender. O ensino do empreendedorismo na graduação prepara o aluno tanto com conhecimentos necessários para abertura de uma empresa, quanto habilidades de reconhecer oportunidades de negócios. O objetivo deste estudo é analisar como aplicar uma metodologia de ensino com base nas startups na disciplina de Empreendedorismo. A metodologia englobou seis etapas e a apresentação do PITCH, que resultaram em 91 projetos relacionados a diversas áreas. Os resultados demonstram que, de acordo com alguns participantes, o grau de engajamento na atividade foi considerado médio, enquanto os principais fatores apontados como motivadores em relação ao projeto foram a sua utilidade e a aquisição de conhecimento e, dentre as maiores dificuldades, está a coleta de dados com os usuários. Pode-se perceber que o conhecimento sobre a criação de empresas estimulou os alunos na participação na metodologia, mesmo que não exista, de fato, um produto final ainda. Do ponto de vista das contribuições do estudo, tem-se a aplicação e o aperfeiçoamento, ao longo de três anos, de metodologia de ensino voltada a capacitação dos alunos para o desenvolvimento das etapas de criação de startup, de forma a promover habilidades para a identificação de oportunidades de novos produtos e serviços.
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