Intenção empreendedora em estudantes de administração: um estudo com estudantes da Universidade Federal do Ceará

Autores/as

  • Ingrid Lustosa Rodrigues Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sÿnia Regina Amorim Soares de Alcântara Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luís Matheus Tavares Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.158

Palabras clave:

empreendedorismo, intenção empreendedora, estudantes universitários

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os níveis de intenção empreendedora dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, foi aplicado um questionário elaborado com base no modelo apresentado pelo GUESSS para identificação do nível de intenção empreendedora nos estudantes universitários, que utiliza os princípios da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como pilares para a sua caracterização. A etodologia da pesquisa, portanto, deu-se mediante abordagem quantitativa, com coleta de dados primários em uma plataforma online, no formato survey. Com a análise dos resultados, foi possível destacar que os alunos de Administração da Universidade Federal do Ceará possuem uma baixa intenção de empreender em algum momento da vida. Apesar disso, os discentes indicam que a universidade pode melhorar em vários aspectos do ensino para promover o empreendedorismo universitário.

Biografía del autor/a

Ingrid Lustosa Rodrigues, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará e coordenador do curso de Administração.

Sÿnia Regina Amorim Soares de Alcântara, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

Luís Matheus Tavares Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bolsista/Pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e estudante do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Ceará.

Citas

AJZEN, I. From Intentions to Actions: A Theory of Planned Behavior. In: KUHL, J.; BECKMAN, J. (Orgs.).Action Control: From Cognition to Behavior. Berlin: Springer, 1985

AJZEN, I. Perceived behavioral control, Self?Efficacy, locus of control, and the theory of planned Behavior.Journal of applied social psychology, v. 32, n. 4, p. 665-683, 2002.

BIRD, Barbara J. The operation of intentions in time: The emergence of the new venture.Entrepreneurship: Theory and Practice, v. 17, n. 1, p. 11-21, 1992.

BULGACOV, S. Manual de Gestão Empresarial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006

CRUZ JUNIOR, J.B.;COSTA, P.; WOLF, S.M.; RIBEIRO, T.V.A. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática.Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 15, p.09-30, 2006.

CUNHA, R.A.N. A universidade na formação de empreendedores: a percepção prática dos alunos de graduação.In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÿ?O NACIONAL DE PâS-GRADUAÿ?O E PESQUISA EM ADMINISTRAÿ?O, 28, Curitiba, 2004. Anais...Curitiba: ANPAD, 2004.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. Revista de Negócios. v.9, n.2, p. 127-130. 2004

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUCKER, P. F.Inovação e espírito empreendedor:prática e princípios (entrepreneurship).São Paulo: Pioneira, 1987.

FILION, L.J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios.Revista de administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999

FILION, L.J. Visão e Relações: Elementos para um metamodelo da atividade empreendedora. Revista de Administração de Empresas ?RAE,v. 33, n. 6, p. 50-61, 1993.

FISHBEIN, M.; AJZEN, I.Attitude, Intention and Behavior:An Introduction to Theory and Research Reading.MA: Addison-Wesley, 1975.

GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil.Curitiba: IBQP, 2013.

HENRIQUE, D.C.; CUNHA, S. K. Metodologias, recursos e práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais.In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÿ?O NACIONAL DE PâS-GRADUAÿ?O E PESQUISA EM ADMINISTRAÿ?O, 30, Salvador, 2006. Anais...Salvador: ANPAD, 2006.

HISRICH, R.D.; PETERS, M. Empreendedorismo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

LEITE, E.D.; DIAS, C.N. Aprendizagem Empreendedora Para o Desenvolvimento de Regiões Brasileiras: O Fomento de Competências na Formação Acadêmica do Instituto Federal de Brasília. Periódico Científico Negócios em Projeção, v. 6, n.1, p.204-220, 2015.

LIMA, E., NASSIF, V. M. J., LOPES, R. M. A., SILVA, D. Educação Superior emEmpreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes?Relatório do Estudo GUESSS Brasil 2013-2014.São Paulo: Grupo APOE. 2014.

LIçÁN, F.;CHEN, Y.?W.Developmentand Cross?Cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions.Entrepreneurshiptheoryandpractice, v. 33, n. 3, p. 593-617, 2009

MASSUKADO-NAKATANI, M. S. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo: Amostragem. 2009. Disponível em: <http://www.turismo.ufpr.br/drupal5/files/ Aula%2022%20-%20Amostragem.pdf.>Acesso em: 20 mai.2012.

PINTO, M.R. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) eo Índice de Disposição de Adoção de Produtos e Serviços Baseados em Tecnologia (TRI): Uma Interface Possível? Revista Gestão e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 1-13, 2007.

RIBEIRO, R.L.; OLIVEIRA, E.A.A.Q.; ARAUJO, E.A.S. A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora.Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 10, n. 3, 2014

ROCHA, E. L. C.; BACCHI, G.A.; GUERRA, D.; ROLA JUNIOR, E. M.; PINHEIRO, D. R. Ensino de Empreendedorismo nos Cursos Presenciais de Graduação em Administração na Cidade de Fortaleza: Um Estudo Comparativo dos Conteúdos e Instrumentos Pedagógicos. Revista ANGRAD, v. 12, p. 393-414, 2011.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira.Cálculo amostral:calculadora on-line. Disponível em: <http://www.publicacoesdeturismo.com.br/calculoamostral/>. Acesso em: 2jun.2017.

SILVA, H.E.;CAMPOS, A. P.S. Talento empreendedor local: uma proposta de aprendizagem para os cursos de administração. Revista ANGRAD, v.3, n.4, p.31-46, 2002.

STONER, J. A. F. Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1985.

UFC, Universidade Federal do Ceará. Projeto pedagógico do curso de Administração.2013. Disponível em: <https://si3.ufc.br/sigaa/verProducao?idProducao=597317&key=51fa058c3cce7f577104fc6ca273aa8c>. Acesso em: 10 jun. 2017.

URIARTE, L.R.Tendência empreendedora das profissões. In: ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO, 1, Florianópolis, 1999.Anais...Florianópolis: UFSC, 1999.

Publicado

2019-01-30

Cómo citar

Rodrigues, I. L., Machado, D. de Q., Reinaldo, H. O. A., Alcântara, S. R. A. S. de, & Silva, L. M. T. (2019). Intenção empreendedora em estudantes de administração: um estudo com estudantes da Universidade Federal do Ceará. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 5(1), 65–84. https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.158

Artículos más leídos del mismo autor/a