Decision-making process by multi-criteria hierarchical analysis for the appraisal of entrepreneurial projects
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v8i1.374Palavras-chave:
critérios de empreendedorismo; seleção de projetos empreendedores; AHP; tomada de decisão multicritérioResumo
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um design para a seleção de projetos de empreendimento usando um método de decisão multicritério. A abordagem de Design Science Research (DSR) é utilizado através do Processo Analítico Hierárquico (AHP) como uma metodologia aplicada a projetos de empreendedorismo em contabilidade. Os resultados obtidos correspondem ao desenho hierárquico multicritério, cuja aplicação permitiu o estabelecimento de um ranking dos melhores projetos empreendedores analisados. O trabalho sistematiza o processo decisório, propondo uma estrutura de critérios e subcritérios que aplica as características de sucesso empreendedor de David McClelland e as etapas a serem seguidas para a avaliação dos projetos, evitando processos decisórios que se baseiam na intuição ou que simplificam em demasia as variáveis a serem consideradas. A relevância e originalidade do trabalho se concentra no estudo do processo decisório em uma área pouco estudada como o empreendedorismo, levando em conta a maior complexidade organizacional. Este trabalho permite a otimização do processo de tomada de decisão nas entidades e organismos responsáveis pela avaliação e concessão de financiamento para este tipo de projeto.
Referências
BARBA-SÁNCHEZ, V.; ATIENZA-SAHUQUILLO, C. Entrepreneurial motivation and self- employment: evidence from expectancy theory. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 13, n. 4, p. 1097-1115, 2017. https://doi.org/10.1007/s11365-017-0441-z
BERNOSTER, I.; RIETVELD, C. A.; THURIK, A. R.; TORRÈS, O. Overconfidence, optimism and entrepreneurship. Sustainability, v. 10, n. 7, art. no. 2233, 2018. https://doi.org/10.3390/su10072233
BESSANT, J.; TIDD, J. Innovation and entrepreneurship. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
BRAGÉ, D. K.; DA COSTA, L. F. Intuition and decision making in management: Bibliometric review from 2009 to 2019. Journal of Entrepreneurship and Management of Micro and Small Enterprises, v. 5, n. 1, p. 137-156, 2020.
CANTNER, U.; GOETHNER, M.; SILBEREISEN, R. K. Schumpeter's entrepreneur - A rare case. Journal of Evolutionary Economics, v. 27, n. 1, p. 187-214, 2017.
DA SILVA, C. R. M.; OLIVEIRA, L. V. C.; COSTA, E. M. S.; BEZERRA, F. A. G.; FONTENELE, R. E. S. Aprender para empreender? An analysis of the entrepreneurial potential and intention of vocational education students in Ceará. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 3, p. 167-193, 2020.
DORNELAS, J. C. DE A. Empreendedorismo corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
FILION, L. J. Entrepreneurship: entrepreneurs and owner-managers of small businesses. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999.
FU, X.; EMES, D.; HOU, J. Multinational enterprises and structural transformation in emerging and developing countries: A survey of the literature. International Business Review, v. 30, n. 2, p. 101801, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2021.101801
GREGOR, S.; HEVNER, A. R. Positioning and Presenting Design Science Research for Maximum Impact. MIS Quarterly, v. 37, n. 2, p. 337-355, 2013.
HEVNER, A. R.; MARCH, S. T.; PARK, J.; RAM, S. Design science in information systems research. MIS Quaterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, 2004.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
ISENMAN, L. Understanding intuition: A journey in and out of science. London: Academic Press, 2018.
KIM, B.; KIM, H.; JEON, Y. Critical success factors of a design startup business. Sustainability, v. 10, n. 9, p. 2981, 2018. https://doi.org/10.3390/su10092981
LIMA, S. H.; CEGLIA, D.; REBOUÇAS, S. M.; TEIXEIRA, A. Modelling university students' entrepreneurial intention using structural equations. Revista Pretexto, v. 17, n. 2, p. 42-65, 2016.
LEE H, LEE J, SHIM K. Entrepreneurial characteristics: A systematic literature review. In Pacific Asia Conference on Information Systems, PACIS 2016 - Proceedings. Pacific Asia Conference on Information Systems, 2016.
MARCON, D. L.; SILVEIRA, A.; FRIZON, J. A. To undertake or not to undertake? conditioning factors of entrepreneurial intention. FACES Journal of Administration, v. 19, n. 1, p. 64- 79, 2020. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART7526
MCCLELLAND, D. C. Characteristics of successful entrepreneurs. The Journal of Creative Behavior, v. 21, n. 3, p. 219-233, 1985.
NASIP, S.; AMIRUL, S. R.; SONDOH JR, S. L.; TANAKINJAL, G. H. Psychological characteristics and entrepreneurial intention: A study among university students in North Borneo, Malaysia, Education + Training, v. 59, n. 7/8, p. 825-840, 2017. https://doi.org/10.1108/ET- 10-2015-0092
OLIVEIRA, J. R. C.; SILVA, W. A. C.; ARAÚJO, E. A. T. Entrepreneurial behavioral characteristics in owners of longevous MSEs in the Mucuri and Jequitinhonha Valley/MG. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 5, p. 102-139, 2014.
ROCHA, E. L. C.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Journal of Contemporary Administration, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.
SAATY, T. L. The analytical hierarchy process: planning, priority setting, resource allocation. New York: Mc Graw-Hill, 1980.
SCHUMPETER, J. A. The entrepreneur in today's economy. In The entrepreneur: Classic texts by Marcus C. Becker, Thorbjørn Knudsen and Richard Swedberg, 227-260. Stanford: Stanford University Press, 1928.
SIMON, H. A. Motivational and emotional controls of cognition. Psychological Review, v. 74, p. 29-39, 1967.
SIMON, H. A. Sciences of the artificial. 3rd ed. Cambridge, MA: MIT Press, 1996.
TAKEDA, H.; VEERKAMP, P.; TOMIYAMA, T.; YOSHIKAWAM, H. Modeling design processes, AI Magazine, v. 11, n. 4, p. 37-48, 1990.
TORRES, F. C.; MÉNDEZ, J. C. E.; BARRETO, K. S.; CHAVARRÍA, A. P.; MACHUCA, K. J.; GUERRERO, J. A. O. Exploring entrepreneurial intentions in Latin American university students. International Journal of Psychological Research, v. 10, n. 2, p. 46-59, 2017.
WEBER, M. The protestant ethic and the spirit of capitalism. New York: Scribners, 1930.
YU, X.; ZHANG, S.; LIAO, X.; QI, X. ELECTRE methods in prioritized MCDM environment. Information Sciences, v. 424, p. 301-316, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ins.2017.09.061
ZAHRA, S. International entrepreneurship in the post Covid world. Journal of World Business, v. 56, n. 1, p. 101143, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2020.101143
ZUCCHELLA, A. International entrepreneurship and the internationalization phenomenon: Taking stock, looking ahead. International Business Review, v. 30, n. 2, p. 101800, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2021.101800
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.