Influência das crenças e valores no processo de tomada de decisão de gestores de empresas de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.300Palavras-chave:
Processo Decisório, Tomada de Decisão, Interacionismo Simbólico, Pequenas Empresas.Resumo
O objetivo do estudo é analisar a influência das crenças e valores no processo de tomada de decisão de gestores de pequenas empresas de uma cidade de médio porte localizada no estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para o seu desenvolvimento, escolheu por conveniência o setor de panificação. Como instrumento de coleta de dados, é adotada a entrevista semiestruturada com os gestores das empresas. O interacionismo simbólico é a abordagem epistemológica adotada para o estudo, que no seu desenvolvimento são considerados aspectos que influenciam o processo de tomada de decisão. Com base nos resultados do estudo, infere-se que os gestores pesquisados não tomam decisões seguindo apenas aspectos racionais, considerando somente dados numéricos ou avaliando riscos, grande parte da tomada de decisões tende a ser feita com base nas crenças e valores. Como contribuição para o avanço do conhecimento na área, tem-se a identificação do interacionismo simbólico como abordagem epistemológica aliada para estudar e entender o processo decisório de gestores de pequenas empresas.
Referências
BARROS, Gustavo. Racionalidade e Organizações: Um Estudo Sobre Comportamento Econômico na Obra de Herbert A. Simon (Rationality and Organizations: A Study in Economic Behavior in Herbert A. Simon's Work) (2016). Disponível em: SSRN: https://ssrn.com/abstract=2835148 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2835148. Acesso em out. 2019.
BERTONCINI, Cristine; BRITO, Adriana; LEME, Elisangela; SILVA, Ismael; SILVA, Thiago Ferreira; PERRI, Ricardo Alves. Processo decisório: a tomada de decisão. Revista FAEF, Garça- SP, v.5, n.3, p. 8-34, 2013
BLUMER, Herbert. Symbolic interacionism: perspective and method. USA: University of
California Press, 1986.
CARVALHO, Vírginia Donizete de; BORGES, Livia de Oliveira; RÊGO, Denise Pereira do. Interacionismo Simbólico: Origens, pressuposto e Contribuições aos estudos em psicologia geral. Psicologia ciência e profissão, v. 30, n. 1, p. 146- 161, 2010.
CARAVANTES, Geraldo; PANNO, Cláudia; KLOECKNER, Mônica. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson, 2005. 572 p.
CAVEDON, N. R.; PIRES, R. P. “O pão nosso de cada dia”: as representações sociais sobre a vida familiar e profissional dos trabalhadores na indústria da panificação. Revista Economia & Gestão, v. 6, n. 12, p. 1-20, 2006.
CUNHA, Vitor Dias. Aversão ao risco e incentivos: uma análise experimental. Monografia (Curso de Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Santa Cantarina, 2015.
DAMODARAN, Aswath. Gestão estratégica do risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Félix Nonnenmacher. Ed. Bookman, p. 383, 2009.
MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; CAROLINA DE SOUZA WALGER, Carolina de Souza; DE DÉA ROGLIO, Karina. O método história de vida: desvendando a subjetividade do indivíduo no estudo das organizações. Administração: ensino e pesquisa, v. 15, n. 3, 439–468, jul. ago. set. 2014.
FERREIRA, Aurélio Fernando. A tomada de decisão: os aspectos do processo decisório e o uso da racionalidade na busca pelo sucesso nas decisões. In: Atas Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Senac, Pernambuco, p. 5, 27/28, 2010.
FERREIRA, R. V.; CHEROBIM, A. P. M. S. Impacto dos investimentos em TI no desempenho organizacional de empresas de panificação de Minas Gerais: estudo multicaso. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 9, n. 2, p. 147-161, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 159 p.
GODOY Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas - RAE, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995
HOLTON, Glyn A. Defining Risk. Financial Analysts Journal, v. 60, n. 6, p. 19-25, 2004.
JONES, Graciela Dias Coelho; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; NAKAMURA, Wilson Toshiro. O Interacionismo Simbolico como abordagem epistemológica para estudar o capital de giro. Anais.... In: EGEN, Uberlândia, 2015
KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar [recurso eletrônico]: duas formas de pensar / Daniel Kahneman; tradução Cássio de Arantes Leite. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
LIMA, Murillo Valverde. Um estudo sobre finanças comportamentais. RAE eletrônica, v. 2, n. 1, jan./jun.2003.
MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; WALGER, Carolina de Souza; ROGLIO, Karina de Déa. O método história de vida: desvendando a subjetividade do indivíduo no estudo das organizações. Editora Científica: Manolita Correia Lima. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 439–468, jul./ago./set. 2014.
MARTINS, W. A.Competitividade no setor de panificação: a busca de um novo modelo de gestão. Revista Administração em Diálogo, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2000.
MASQUIETTO, C. D.; SPERS, E. E.; CROCOMO, F. C.; ANTONIO, R. D. Competitividade no segmento de panificação do município de Piracicaba. Revista de Administração da Unimep, v. 2, n. 2, p. 16-30, 2004.
MENDONÇA, Jose Ricardo Costa de. Interacionismo simbólico: Uma sugestão metodológica para a pesquisa em admiração. Edição 2, REAd – v. 8, n. 2, p. mar. /abril 2002.
PAIXÃO, M.; NOGUEIRA, E. Aprendizagem e Sentido: Atividade de Panificação de Mulheres Assentadas. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 2, p. 1-26, 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
ROSS, Gabriel Dal; NORA, Bárbara Dala; MILANI, Bruno. Aversão ao risco em profissionais do setor financeiro. Edição Especial, Santa Maria- RGS, Santa Maria: Revista Administração UFSM, v. 8, p. 104-118, ago. 2015.
SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 15 mai. 2019
SEBRAE. Projeto de Fortalecimento e Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas do Setor de Panificação, Biscoitos e Confeitaria. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/4AC5C034FC7F782E832576330053107A/$File/NT0004207E.pdf>. Acesso em: 09 out.2019
SEBRAE. Estudo de mercado. Indústria: Panificação. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Ind%C3%BAstria%20da%20panifica%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 10 out. 2019
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da Pesquisa aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.