Influência das crenças e valores no processo de tomada de decisão de gestores de empresas de pequeno porte

Autores

  • Brenda Pereira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.300

Palavras-chave:

Processo Decisório, Tomada de Decisão, Interacionismo Simbólico, Pequenas Empresas.

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a influência das crenças e valores no processo de tomada de decisão de gestores de pequenas empresas de uma cidade de médio porte localizada no estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para o seu desenvolvimento, escolheu por conveniência o setor de panificação. Como instrumento de coleta de dados, é adotada a entrevista semiestruturada com os gestores das empresas. O interacionismo simbólico é a abordagem epistemológica adotada para o estudo, que no seu desenvolvimento são considerados aspectos que influenciam o processo de tomada de decisão. Com base nos resultados do estudo, infere-se que os gestores pesquisados não tomam decisões seguindo apenas aspectos racionais, considerando somente dados numéricos ou avaliando riscos, grande parte da tomada de decisões tende a ser feita com base nas crenças e valores. Como contribuição para o avanço do conhecimento na área, tem-se a identificação do interacionismo simbólico como abordagem epistemológica aliada para estudar e entender o processo decisório de gestores de pequenas empresas. 

 

Biografia do Autor

Brenda Pereira de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Graduanda em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Aluna do PET de Ciências Contábeis

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC)

da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

AUGUSTO, Cleiciele A.; SOUZA, J. Paulo de; DELLAGNELO, Eloise H. L.; CARIO, Silvio A. F. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural - RESR, Piracicaba-SP, v. 51, n. 4, p. 745-764, out./dez. 2013.

BARROS, Gustavo. Racionalidade e Organizações: Um Estudo Sobre Comportamento Econômico na Obra de Herbert A. Simon (Rationality and Organizations: A Study in Economic Behavior in Herbert A. Simon's Work) (2016). Disponível em: SSRN: https://ssrn.com/abstract=2835148 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2835148. Acesso em out. 2019.

BERTONCINI, Cristine; BRITO, Adriana; LEME, Elisangela; SILVA, Ismael; SILVA, Thiago Ferreira; PERRI, Ricardo Alves. Processo decisório: a tomada de decisão. Revista FAEF, Garça- SP, v.5, n.3, p. 8-34, 2013

BLUMER, Herbert. Symbolic interacionism: perspective and method. USA: University of
California Press, 1986.

CARVALHO, Vírginia Donizete de; BORGES, Livia de Oliveira; RÊGO, Denise Pereira do. Interacionismo Simbólico: Origens, pressuposto e Contribuições aos estudos em psicologia geral. Psicologia ciência e profissão, v. 30, n. 1, p. 146- 161, 2010.

CARAVANTES, Geraldo; PANNO, Cláudia; KLOECKNER, Mônica. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson, 2005. 572 p.

CAVEDON, N. R.; PIRES, R. P. “O pão nosso de cada dia”: as representações sociais sobre a vida familiar e profissional dos trabalhadores na indústria da panificação. Revista Economia & Gestão, v. 6, n. 12, p. 1-20, 2006.

CUNHA, Vitor Dias. Aversão ao risco e incentivos: uma análise experimental. Monografia (Curso de Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Santa Cantarina, 2015.

DAMODARAN, Aswath. Gestão estratégica do risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Félix Nonnenmacher. Ed. Bookman, p. 383, 2009.

MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; CAROLINA DE SOUZA WALGER, Carolina de Souza; DE DÉA ROGLIO, Karina. O método história de vida: desvendando a subjetividade do indivíduo no estudo das organizações. Administração: ensino e pesquisa, v. 15, n. 3, 439–468, jul. ago. set. 2014.

FERREIRA, Aurélio Fernando. A tomada de decisão: os aspectos do processo decisório e o uso da racionalidade na busca pelo sucesso nas decisões. In: Atas Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Senac, Pernambuco, p. 5, 27/28, 2010.

FERREIRA, R. V.; CHEROBIM, A. P. M. S. Impacto dos investimentos em TI no desempenho organizacional de empresas de panificação de Minas Gerais: estudo multicaso. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 9, n. 2, p. 147-161, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 159 p.

GODOY Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas - RAE, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995

HOLTON, Glyn A. Defining Risk. Financial Analysts Journal, v. 60, n. 6, p. 19-25, 2004.

JONES, Graciela Dias Coelho; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; NAKAMURA, Wilson Toshiro. O Interacionismo Simbolico como abordagem epistemológica para estudar o capital de giro. Anais.... In: EGEN, Uberlândia, 2015

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar [recurso eletrônico]: duas formas de pensar / Daniel Kahneman; tradução Cássio de Arantes Leite. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

LIMA, Murillo Valverde. Um estudo sobre finanças comportamentais. RAE eletrônica, v. 2, n. 1, jan./jun.2003.

MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; WALGER, Carolina de Souza; ROGLIO, Karina de Déa. O método história de vida: desvendando a subjetividade do indivíduo no estudo das organizações. Editora Científica: Manolita Correia Lima. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 439–468, jul./ago./set. 2014.
MARTINS, W. A.Competitividade no setor de panificação: a busca de um novo modelo de gestão. Revista Administração em Diálogo, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2000.

MASQUIETTO, C. D.; SPERS, E. E.; CROCOMO, F. C.; ANTONIO, R. D. Competitividade no segmento de panificação do município de Piracicaba. Revista de Administração da Unimep, v. 2, n. 2, p. 16-30, 2004.

MENDONÇA, Jose Ricardo Costa de. Interacionismo simbólico: Uma sugestão metodológica para a pesquisa em admiração. Edição 2, REAd – v. 8, n. 2, p. mar. /abril 2002.

PAIXÃO, M.; NOGUEIRA, E. Aprendizagem e Sentido: Atividade de Panificação de Mulheres Assentadas. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 2, p. 1-26, 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSS, Gabriel Dal; NORA, Bárbara Dala; MILANI, Bruno. Aversão ao risco em profissionais do setor financeiro. Edição Especial, Santa Maria- RGS, Santa Maria: Revista Administração UFSM, v. 8, p. 104-118, ago. 2015.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 15 mai. 2019

SEBRAE. Projeto de Fortalecimento e Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas do Setor de Panificação, Biscoitos e Confeitaria. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/4AC5C034FC7F782E832576330053107A/$File/NT0004207E.pdf>. Acesso em: 09 out.2019

SEBRAE. Estudo de mercado. Indústria: Panificação. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Ind%C3%BAstria%20da%20panifica%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 10 out. 2019

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da Pesquisa aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Pereira de Oliveira, B., & Jones, G. D. C. (2021). Influência das crenças e valores no processo de tomada de decisão de gestores de empresas de pequeno porte. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 7(1), 175–195. https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.300