Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA

Autores

  • Marcelo Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Sena Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Luan Freire Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.394

Palavras-chave:

mercado fitness, causa e efeito, microempresa, competitividade

Resumo

Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas possíveis causas que impactariam direta e/ou indiretamente no problema observado. Diante disso, buscou-se analisar por meio da aplicação de um questionário, a percepção do público externo com relação aos serviços prestados, a fim de confirmar quais possíveis causas, até então hipotéticas, implicariam de forma real no nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, na evasão de alunos. Para investigação da causa raiz, adotou-se a ferramentas dos 5 Porquês, e, a partir dela, propôs-se um plano de ação. O resultado da pesquisa apresenta como fator principal que indica deficiências no serviço prestado estava ligado à categoria mão de obra, vinculados à pouca quantidade de instrutores que realizam atendimento aos alunos. Com o emprego das ferramentas que compõem este sistema, foram obtidas análises eficazes que atenderam as etapas de planejamento, controle e melhoria da qualidade nos serviços. Outros fatores avaliados como infraestrutura, qualidade do atendimento prestado pela equipe, quantidade de equipamentos disponibilizados no salão ou o estado de conservação destes equipamentos, possuem pouco impacto negativo na avaliação dos clientes da academia.

Biografia do Autor

Marcelo Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil

Ana Paula Sena, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Parauapebas, Parauapebas, Pará, Brasil.

Luan Freire, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Parauapebas, Parauapebas, Pará, Brasil.

Referências

ALVES, C. F.; RIBEIRO, G. S. Aplicação das ferramentas da qualidade como melhoria da produção: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício. Qualitas Revista Eletrônica, v. 22, n. 2, p. 128-141, 2021.

ARAÚJO, A. L. S. Implantação das ferramentas 5S e 5W2H como plano de ação no setor de oficina em uma empresa de automóveis na cidade de João Pessoa-PB. 2018. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

CAMPOS, V. F. TQC: Controle da qualidade total (no estilo japonês). 9 ed. Nova Lima, MG: Editora Falconi, 2014.

CALESCO, V. A.; BOTH, J. Escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica (QUASPA). Journal Of Physical Education. Londrina, v. 30, p. 01-14. Nov. 2019.

CORREA, M. M.; PEDROSO, C. A. M.; SILVA, V. H. R.; Miranda, Holanda, Y. B. O perfil dos gestores das academias de ginástica de pequeno, médio e grande porte da cidade do Recife-PE. Revista Intercon. Gest. Desport, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. (254-274), dezembro, 2017.

CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P.; BOUER, G.; FERREIRA, J. A.; MIGUEL, P. A. C.; SAMOHYL, R. W.; ROTONDARO, R. G. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CLEMENTE, J. Estudo de Caso x Casos para Estudo: esclarecimentos acerca de suas características. In: Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 7., 2012 Caxias do Sul-RS. Anais eletrônicos... Caxias do Sul-RS, 2012.

DIAS, B. L. A aplicação do diagrama de ishikawa no mapeamento de processos e a gestão das operações de construção realizadas por uma companhia de engenharia de construção. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Militares, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2019.

FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing. 5. ed. Santa Fé: Cengage Learning Editores, S.A, 2010.

FERREIRA, S. S. S. A percepção feminina em relação ao uso de oficinas mecânicas. 2020. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal Rural da Amazônia, Parauapebas, 2021.

FREIRE, T. M. S. Identificação dos atributos da qualidade mais relevantes em relação à percepção dos clientes em uma academia de ginástica e proposição de medidas de intervenção: um estudo de caso. 2021. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

FURTADO, R. P. Convívio social, Diversão e Entretenimento como valor de uso e promessa nas Academias de ginástica híbridas. LICERE, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 1-26, 2008.

FURTADO, R. P. Do fitness ao wellness: os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica. Pensar a Prática, v. 12, n. 1, p. 1-11, jan. /abril, 2009.

HANINI, M. M. M. Análise do mercado fitness no brasil durante a pandemia do covid-1. 2021. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Pampa, Sant’ana do Livramento, 2021.

JESUS, P. C.; OLIVEIRA, H. A. Identificar problemas e propor melhorias com o propósito de fidelizar os clientes em uma academia por meio de técnicas de qualidade: um estudo de caso. 2018. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Faculdade de Capivari, Santa Catarina, 2018.

JURAN, J. M. A Qualidade desde o Projeto – os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 2009.

LIMA, J.; BORDGNON, J.; ZAGO, E. A.; BONDAN, L. E. Estratégias e tendências gerenciais na gestão de academias: O perfil dos coordenadores e das academias em videira. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v.7, n. 1, p. 106-126, Jan/Abril, 2018.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo. 4º Ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.

MACHADO, S. S. Gestão da qualidade. – Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MAIA, P. Qualidade em serviços: Estudo de caso na Academia Bodytech – Unidade Norte Shopping -Rj. In: Congresso nacional de excelência em gestão, 11. 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2015.

MARIANI, C. A. Gestão pela qualidade e produtividade: curso de graduação em administração. Apucarana: Faculdade de Apucarana, 2005.

MENEZES, Afonso Henrique N.; DUARTE, Francisco R.; CARVALHO, Luís O.; SOUZA, Tito E. S. Metodologia científica teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina-PE: Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019.

PALADINI, E. P. et al. Gestão da Qualidade: teoria e casos. São Paulo: Elsevier, 2012.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PEREIRA, R. R.; PACHECO, I. B. G.; PEREIRA FILHO, F. Indicadores de desempenho como ferramenta na gestão da qualidade no serviço público. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.9, p. (1-19), setembro, 2021.

SANTANA, R. C. F; OLIVEIRA, I. C. A importância da qualidade na prestação de serviço para pequenos restaurantes. Itumbiara-Go, 2020.

SANTOS, A.; URDAN, A. T.; MANGINI, E. R. A gestão de mudanças como forma de melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação. Revista de Gestão & Tecnologia, v. 16, n. 1, 2016.

SANTOS, J. A. D. S.; FERREIRA, L. V. S. Psicologia e meio ambiente: plano de ação 5w2h com enfoque no comportamento pró ambiental. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, n 2, v. 94, 2021.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Relatório especial - O Empreendedorismo e o Mercado de Trabalho: agosto/2017. Brasília, 2017.

SILVA, A. O. Gestão da qualidade - Introdução da ferramenta PDCA nas academias de ginástica. Revista Cientifica, Fortaleza/CE, v. 9, p. 1-14, 2021.

SILVA, J. R. Gestão da qualidade: estudo conceitual. Orientador: Alano Nogueira Matias. 2006. 39 f. TCC (Graduação) – Curso de Administração, Faculdade Ciências Sociais e Aplicadas, Brasília-DF, 2006.

SILVA, B.; TROMBINE, J.; CORREA, R. Aplicação das ferramentas diagrama de Ishikawa E 5W2H: um estudo de caso em uma microempresa de móveis no sul de minas. In: Congresso Brasileiro Sobre Gestão e Ciclo de Vida, 2020.

SOARES, L. S.; SOUZA, C. A. G.; COSTA, W. R. C.; MARTINS, T. R. O.; COSTA, D. Proposta de melhoria à redução de tempo de espera nos aparelhos de musculação mediante a utilização de ferramentas da qualidade e da teoria das filas. Paramétrica, Belo Horizonte, v. 12, n. 13, p. 762-774, 2020.

VENANZI, D. et al. Estudo de caso em uma empresa de confecção: aplicação de ferramenta da qualidade. South American Development Society Journal. qv. 5, n. 15, p. 192, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Borba, M. C., Sena, A. P. S., & Freire, L. S. . (2023). Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 9(1), 118–137. https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.394

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)