Avaliação da satisfação no trabalho: estudo em uma empresa distribuidora de autopeças

Autores/as

  • Adilson Carlos Rocha Universidade Positivo
  • Carine Wagner Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.60

Palabras clave:

Gestão de Pessoas, Satisfação no Trabalho, Distribuidora de Autopeças

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar o grau de satisfação no trabalho na percepção dos colaboradores de uma empresa distribuidora de autopeças localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR. Esta pesquisa de abordagem qualitativa com características descritivas, tem como técnica utilizada para coleta de dados, o levantamento  (survey). A amostra foi constituída por 48 funcionários, os quais participaram do estudo, o que correspondeu a 80% da população existente. O instrumento de pesquisa utilizado nesse estudo foi baseado no modelo validado como EST, elaborado por Siqueira (2008). Considerando os resultados a partir das dimensões da EST verificou-se que em quatro dimensões: satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções; os resultados sugerem a satisfação dos funcionários. Para a dimensão satisfação com salários, os resultados apontam um significativo grau de insatisfação com os valores que recebem. Os resultados apresentaram correlações significativas entre as variáveis, nas quais analisou que a satisfação geral tem correlação positiva e intensidade alta com a maioria das dimensões utilizadas no estudo. Verificou-se ainda por meio de testes de hipóteses se haviam diferenças entre as variáveis ou grupos com a satisfação geral no trabalho. Os resultados apontaram que não existe diferença entre a satisfação geral com os gêneros e o estado civil, porém entre satisfação geral e faixa de renda existe diferença de percepção entre os grupos estudados.

Citas

FERREIRA, M. L. C. B; SIQUEIRA, M. M. M. Antecedentes de intenção de rotatividade: estudo de um modelo psicossocial. Organizações em Contexto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 47-67, dez. 2005.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS, 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009

FREIRE, J. R. S. Comprometimento organizacional e satisfação no trabalho: uma análise da gestão de recursos humanos. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MASCAROLA, J. O método de pesquisa survey. São Paulo: Revista de Administração, v. 35, n. 3, p. 105-112, Julho/Setembro. 2000.

LIMA, A. J; ZILLE, L. P; SOARES, M. G. Um olhar sobre a satisfação no trabalho: Estudo em organização multinacional do setor de usinagem no estado de Minas Gerais. Salvador: Revistas Unifacs, v. 16, n. 3, p. 310-325, Set. 2015.

MARTINEZ, M. C.; PARAGUAY, A. I. B. Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 6, p. 79-99, 2003.

MARTINEZ, M. C. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador. 2002. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental) ? Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARTINS, M. C. F. Clima Organizacional. In: Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão.SIQUEIRA, M. M. M. (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2008

MIRANDA, M. A. C. Satisfação no trabalho: uma medida às instituições particulares de solidariedade social em São Miguel, Açores. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Gestão/MBA) ? Universidade dos Açores. Ponta Delgada, 2014.

OLIVEIRA, Silvio. L., Tratado de metodologia cientifica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento Organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

SCHERER AUTOPEÿAS S/A. História Empresa. 2016.Disponível em: <http://www.scherer-sa.com.br/empresa.php>. Acesso em: Out. 2016.

SILVA, R. B. Para uma análise da satisfação com o trabalho. Sociologia, Problemas e Práticas, 1998

SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008

SIQUEIRA, M. M. M. Proposições e análise de um modelo para comportamento de cidadania organizacional. Curitiba: ANPAD, 2003.

VIEIRA, V. A. Uma análise dos antecedentes da satisfação no trabalho de uma empresa madeireira. São Paulo: Revista de Gestão USP, 2007.

WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999.

Publicado

2018-01-26

Cómo citar

Rocha, A. C., & Wagner, C. (2018). Avaliação da satisfação no trabalho: estudo em uma empresa distribuidora de autopeças. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 3(1), 118–139. https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.60