The Small Entrepreneur in the Scenario of the Covid-19 Crisis:

Challenges and Strategies

Authors

  • Andrine De Moura Alcântaras Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ezequiel Alves Lobo Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
  • Beatriz Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / PROFINIT

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v10i1.432

Keywords:

Entrepreneurship, Strategy, Pandemic, Small Entrepreneur

Abstract

This study aims to identify how small entrepreneurs responded to the challenges posed by the crisis caused by the Covid-19 pandemic. The research adopts a qualitative approach, and in terms of technical procedures, a multi-case study was employed. Semi-structured individual interviews were conducted with three entrepreneurs, and the interview guide was developed based on the following categories: a) issues related to the entrepreneur; b) issues related to the business; c) issues related to business strategy during the pandemic. It was found that the pandemic significantly influenced the course of the businesses. The main difficulty encountered by the entrepreneurs during the pandemic was the implementation of isolation measures and, consequently, the closure of businesses. It is observed that the use of digital platforms for marketing and sales became an excellent strategy during the pandemic and also served to make the brand known to consumers, allowing these ventures not only to survive but also to grow during and after the pandemic.

Author Biographies

Andrine De Moura Alcântaras, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e profissional da área de administração.

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará onde fui Bolsista de pesquisa CAPES de 2018 - 2020. Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza onde fui bolsista de iniciação científica e monitor institucional. Pesquiso na área de inovação, com ênfase nos temas relacionados a Inovação e desempenho empresarial, Financiamento da inovação, Redes organizacionais, Orquestração da Inovação, Inovação Social, Inovação e empreendedorismo, Inovação inclusiva, Inovação e sustentabilidade. Participante do grupo de pesquisa em Economia da inovação e Agronegócio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Possuo experiência na área Administrativa/Financeira e comercial de grandes grupos empresariais. Atualmente docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Beatriz Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / PROFINIT

Graduada em letras francês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

References

ALVES, A. R. Empreendedorismo. Santa Maria, RS: UFS, 2011.

APEXBRASIL. MAPA de Oportunidades para exportações Brasileiras na China. APEXBRASIL. Painéis de inteligência de mercado. 2020. Disponível em: https://paineisdeinteligencia.apexbrasil.com.br/mapa-de-oportunidades-china.html. Acesso em 1 abril. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BACCARIN, G. Empreenda com menos: crie sua empresa com menos recursos, riscos e incertezas. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2017.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BESERRA, F. N. DE S.; MACÊDO, M. E. C. Os impactos do covid-19 no varejo alimentar. Revista Científica On-line tecnologia, gestão e humanismo. Guaratinguetá, SP: Fatec Guaratinguetá, 2021. v.11, n.1, nov. 2021. Disponível em <http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/329/286> Acesso em: 4 maio 2022.

BRASIL, Ministério Da Indústria, Comércio Exterior E Serviços. Comex stat. Exportação e Importação Geral. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em: 5 abr. 2022.

BRASIL, Ministério Da Saúde. Boletim epidemiológico especial 52. Semana epidemiológica 8. ed. MS-SVS, 2021. p. 1–85 Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2021/boletim_epidemiologico_covid_52_final2.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.

BARBOSA, C.; CASTRO, C. B. E. Análise da crise e impactos para os pequenos negócios. SEBRAE, 2020. p. 1–137.

BBC NEWS MUNDO. CORONAVÍRUS: o impacto na economia chinesa, e por que isso é uma grande ameaça ao mundo. BBC News Mundo, 22 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51938759. Acesso em: 10 abr. 2022.

CUNHA, M.P; REGO A. Liderança: a virtude está no meio. Lisboa, Portugal: Actual Editora, 2011.

DORNELAS, J. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 8 ed. São Paulo: Empreende, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HASSAN, T. A.; HOLLANDER, S.; VAN LENT, L.; SCHWEDELER, M.; TAHOUN, A.. Firm-level Exposure to Epidemic Diseases: COVID-19, SARS, and H1N1. Institute for New Economic Thinking Working Paper Series, New York, abr. 2020. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3593895. Acesso em: 02 fev. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: PNAD COVID19. RJ, set. 2020. Disponível em: https //biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101763.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas. 1ª quinzena de jun. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/investigacoes-experimentais/estatisticas-experimentais/28291-pesquisa-pulso-empresa-impacto-da-covid-19-nas-empresas.html?=&t=downloads&utm_source=covid19&utm_medium=hotsite&utm_campaign=covid_19. Acesso em: 20 fev. 2023.

JONES, P.; COMFORT, D. A commentary on the COVID-19 crisis, sustainability and the service industries. Journal of Public Affairs, v. 20, n. 4, p. 1–5, abril. 2020.

KUCKERTZ, A. et al. Startups in times of crisis – A rapid response to the COVID-19 pandemic. Journal of Business Venturing Insights, v. 13, abr. 2020.

LEITE, E. F. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.

LOPES, R. M. A. Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhorias práticas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

MACHADO, A. F.; SOUSA, B. B.; DIEGUEZ, T.; RIBEIRO, M. B.; CUNHA, F. B . Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira. European Journal of Applied Business Management, v. 6, n. 2, p. 59–82, 2020. Disponível em: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/508. Acesso em: 26 jul. 2024.

MARTES, A. C. B. Weber and Schumpeter: The e-conomic action of the entrepreneur. Revista de Economia Politica, v. 30, n. 2, p. 254–270, 2010.

MASSENSINI, Ariana Ramos. Empreendedorismo. Pelotas, RS: UFMT, 2011.

MENDONÇA, H. Fim do auxílio emergencial deixa o Brasil entre o medo da pandemia e do desemprego em 2021. EL PAÍS, São Paulo, 21 de dez. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/economia/2020-12-21/fim. Acesso em: 25 maio de 2021.

MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004. 23-41 p.

OLIVEIRA, D. DE P. R. DE. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 23 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2007.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 26 jul. 2024.

PARENTE, M. A. DA S.; LIMA, M. DO S. M. C. No Pódio Da Inflação: Covid-19 E O Caminho Para a Pior Crise Desde a Criação Do Plano Real No Brasil. In: CARVALHO, A. C; CASTRO, A. U. Implicações Socioeconômicas da COVID-19 no Brasil e no Mundo, São Paulo: Científica Digital, p. 5 - 31, 2022.

PEREIRA, G.; RODRIGUES, D. A. Transformação digital em pequenos negócios no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão da literatura. Desenvolver: Revista de Gestão do Unilasalle, Canoas, RS, v.10, n 3, p. 01–11, nov. 2021. https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8906. Acesso em: 26 jul. 2024.

RODRIGUES, B. H.; LOBO, E. A. Motivações ao empreendedorismo virtual no contexto da pandemia do covid-19. Revista RICADI, v. 15, p. 1 – 22, 2023. Disponível em: https://urisaoluiz.com.br/site/wp-content/uploads/2023/12/MOTIVACOES-AO-EMPREENDEDORISMO-VIRTUAL-NO-CONTEXTO-DA-PANDEMIA-DO-COVID-19.pdf. Acesso em: 26 jul. 2024.

SALLES JUNG, J. H. Inserção Paradoxal. Carta Internacional, v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1158. Acesso em: 26 jul. 2024.

SNIPC. Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/02/inpc_ipca_2021_jan.pdf. Acesso em: 26 jul. 2024.

SCHNEIDER, S.; CASSOL, A.; LEONARDI, A.; MARINHO, M. D. M. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 167–188, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.011. Acesso em: 26 jul. 2024.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESA. Sebrae reforça apoio aos próximos gestores para estimular o empreendedorismo. Diário do Nordeste, Fortaleza, 26 de nov. 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/sebrae-reforca-apoio-aos-proximos-gestores-para-estimular-empreendedorismo-1.30156432020. Acesso em: 20 de maio de 2023.

SOSNOWSKI, A. S. Empreendedorismo para leigos. Rio de Janeiro: Altas Books, 2018. YIN, R. K. Estudo de caso:. 2. ed. RS: Bookman, 1994.

Published

2024-04-01

How to Cite

Alcântaras, A. D. M., Lobo, E. A., & Silva, B. F. (2024). The Small Entrepreneur in the Scenario of the Covid-19 Crisis: : Challenges and Strategies. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 10(1), 64–84. https://doi.org/10.21574/remipe.v10i1.432