A Utilização de conceitos de custos e sua influência na decisão do preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte

Autores

  • Ana Cristina Campos Prado Teixeira
  • Alaerte Gomes de Assis Neto
  • Fernando Jorge Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v1i2.83

Palavras-chave:

Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, gestão de custos, preço de venda

Resumo

O objetivo deste artigo é conceituar as formas de custeio existentes e relacionar a relevância do conhecimento de custos ao determinar o preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte. Para atingir este objetivo, foi feito um referencial teórico quanto a definição e a importância das microempresas e empresas de pequeno porte no cenário econÿmico nacional, evidenciado a importância da gestão de custos para as empresas, descrevendo brevemente os métodos de custeio e identificando quais os processos e conceitos são utilizados na formação do preço de venda. Quanto à metodologia esta pesquisa se qualifica como qualitativa e bibliográfica, para corroborar e exemplificar os conceitos apresentados foi feita uma pesquisa com três empresas sobre o tema desenvolvido. Conclui-se, que os conceitos de custos são importantes e utilizados como informações gerenciais pelas empresas no momento da formação do preço de venda. Há também um entendimento da importância do conhecimento e atenção aos custos para sobrevivência em uma economia cada vez mais competitiva. A finalidade é esclarecer empresários quanto a importância da atenção para os custos, este trabalho se justifica no atual momento econÿmico e na relevância das micro e pequenas empresas no contexto nacional.

Referências

ATKINSON, Anthony A. et al.. CONTABILIDADE GERENCIAL: Informação para tomada de decisão e execução da estratégia. 4ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2015.

BRITO, Raimundo Nonato Leal. Revista Organização Sistêmica: AS MICROEMPRESAS E SEU REGIME TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO, vol.2 n.1, p.141-145, jul - dez 2012.

CHING, Hong Yuh. CONTABILIDADE GERENCIAL: Novas práticas contábeis para a gestão de negócios.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

CFC ? Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em < http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Livro_Escrituracao_contabil.pdf>. Acesso em 01 de Maio de 2015.

CONTABILIDADE GERENCIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Disponível em < http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoatual/sumario/downloads/2014/Contabilidade%20Gerencial%20Nas%20Micro%20E%20Pequenas%20Empresas.pdf>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2015.

GONÿALVES, Laís Zanetti. Fluxo de Caixa: controle interno para micro e pequenas empresas. Poços de Caldas, 2014.

IDALBERTO, Chiavenato. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações, Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2003

IUDÍCIBUS, Sergio de. CONTABILIDADE GERENCIAL. 64ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1998.MACHADO, Débora Gomes; SOUZA, Marcos Antÿnio. ANÁLISE DAS RELAÿîES ENTRE A GEST?O DE CUSTOS E A GEST?O DO PREÿO DE VENDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS CONSERVEIRAS ESTABELECIDAS NO RS. Revista Universo Contábil. Blumenau, v. 2, n. 1, p. 42-60, jan./abr. 2006.

MARTINS, Eliseu. CONTABILIDADE DE CUSTOS.4ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2006.

MARTINS, Eliseu. CONTABILIDADE DE CUSTOS: Inclui o ABC. 8ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001. MEGLIORINI, Evandir. CUSTOS: Análise e Gestão. 2ª. ed. Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MOTTA, Flávia Gutierrez. FATORES CONDICIONANTES NA ADOÿ?O DE MÿTODOS DE CUSTEIO EM PEQUENAS EMPRESAS: estudo multicasos em empresa do setor metal-mecânico de São Carlos ? SP. Dissertação (Programa de Pós-Graduação). USP, São Carlos. 2000

PADOVEZE, Clóvis Luís. CONTABILIDADE GERENCIAL: Um enfoque em sistema de informação contábil. 3ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.

PIZZOLATO, Nélio Domingues. INTRODUÿ?O ä CONTABILIDADE GERENCIAL. 2ª. ed. São Paulo: Editora Makron Books, 2000.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos.Lei Complementar nº123, de 14 de Dezembro de 2006. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2015.

SEBRAE. Pequenos Negócios em números. Disponível em <http://www.sebraesp.com.br/index. php/234-uncategorised/institucional/pesquisas-sobre-micro-e-pequenas-empresas-paulistas/micro-e-pequenas-empresas-em-numeros>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2015.

SEBRAE. Pequenos Negócios em números. Disponível em < http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/MPE_conceito_empregados.pdf>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2015.

SEBRAE. Pequenos Negócios em números. Disponível em :<http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/MPE_conceito_faturamento.pdf>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2015.

SEBRAE. Mortalidade das empresas. Disponível em < http://www.sebraesp.com.br/index.php/235-uncategorised/institucional/pesquisas-sobre-micro-e-pequenas-empresas-paulistas/mortalidade-das-empresas/10129-10-anos-de-monitoramento-da-sobrevivencia-e-mortalidade-de-empresas-out-08>. Acesso em 01 de Maio de 2015.

ZENAIDE, Radanesa dos Reis. Micro e pequenas empresas: A importância de conhecê-las. São Luiz, 2007

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Teixeira, A. C. C. P., Neto, A. G. de A., & Ferreira, F. J. (2018). A Utilização de conceitos de custos e sua influência na decisão do preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 1(2), 206–222. https://doi.org/10.21574/remipe.v1i2.83