A Utilização de conceitos de custos e sua influência na decisão do preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v1i2.83Palavras-chave:
Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, gestão de custos, preço de vendaResumo
O objetivo deste artigo é conceituar as formas de custeio existentes e relacionar a relevância do conhecimento de custos ao determinar o preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte. Para atingir este objetivo, foi feito um referencial teórico quanto a definição e a importância das microempresas e empresas de pequeno porte no cenário econÿmico nacional, evidenciado a importância da gestão de custos para as empresas, descrevendo brevemente os métodos de custeio e identificando quais os processos e conceitos são utilizados na formação do preço de venda. Quanto à metodologia esta pesquisa se qualifica como qualitativa e bibliográfica, para corroborar e exemplificar os conceitos apresentados foi feita uma pesquisa com três empresas sobre o tema desenvolvido. Conclui-se, que os conceitos de custos são importantes e utilizados como informações gerenciais pelas empresas no momento da formação do preço de venda. Há também um entendimento da importância do conhecimento e atenção aos custos para sobrevivência em uma economia cada vez mais competitiva. A finalidade é esclarecer empresários quanto a importância da atenção para os custos, este trabalho se justifica no atual momento econÿmico e na relevância das micro e pequenas empresas no contexto nacional.
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