Avaliação da satisfação no trabalho: estudo em uma empresa distribuidora de autopeças
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.60Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Satisfação no Trabalho, Distribuidora de AutopeçasResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o grau de satisfação no trabalho na percepção dos colaboradores de uma empresa distribuidora de autopeças localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR. Esta pesquisa de abordagem qualitativa com características descritivas, tem como técnica utilizada para coleta de dados, o levantamento (survey). A amostra foi constituída por 48 funcionários, os quais participaram do estudo, o que correspondeu a 80% da população existente. O instrumento de pesquisa utilizado nesse estudo foi baseado no modelo validado como EST, elaborado por Siqueira (2008). Considerando os resultados a partir das dimensões da EST verificou-se que em quatro dimensões: satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções; os resultados sugerem a satisfação dos funcionários. Para a dimensão satisfação com salários, os resultados apontam um significativo grau de insatisfação com os valores que recebem. Os resultados apresentaram correlações significativas entre as variáveis, nas quais analisou que a satisfação geral tem correlação positiva e intensidade alta com a maioria das dimensões utilizadas no estudo. Verificou-se ainda por meio de testes de hipóteses se haviam diferenças entre as variáveis ou grupos com a satisfação geral no trabalho. Os resultados apontaram que não existe diferença entre a satisfação geral com os gêneros e o estado civil, porém entre satisfação geral e faixa de renda existe diferença de percepção entre os grupos estudados.
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