Percepção de valor do suporte em redes de microfranquias: análise da teoria de Honeymoon

Autores

  • Victor Ragazzi Isaac Centro Universitário SENAC
  • Adenilson Alves Bezerra Universidade Paulista - UNIP
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.379

Palavras-chave:

redes de franquias, microfranquias, microempreendedorismo, Honeymoon

Resumo

O modelo de microfranquias tem sido utilizado como opção de negócio por investidores que têm baixa capacidade financeira. Academicamente, há um prevalecimento de pesquisas sobre microfranquias relacionadas às questões socioeconômicas. Entretanto, este estudo tem como proposito preencher uma lacuna acadêmica latente ao se analisar aspectos de gerenciamento do suporte ao franqueado.  Assim, temos como objetivo verificar se há relação entre o tempo de franqueamento em redes de microfranquias e a percepção do microfranqueado em relação ao suporte que é prestador pelo franqueador. Os aspectos metodológicos envolveram a coleta de dados por meio de uma survey junto a 222 microfranqueados. Foram analisados como variável dependente, o tempo de franqueamento, e como variável independente o suporte ao franqueado, representado nos constructos (1) Treinamento; (2) Prospecção e Instalação; e (3) Assessoria Jurídica e Financeira. Utilizou-se o método de análise de regressão linear, que mostrou por meio dos resultados não haver relação entre o tempo de franqueamento e a percepção de valor do suporte pelo microfranqueado. Assim, as contribuições teóricas preenchem lacunas aos estudos de microfranquias, a teoria de honeymoon e a teoria de recursos.

Biografia do Autor

Victor Ragazzi Isaac, Centro Universitário SENAC

Docente do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac- Campos do Jordão

Adenilson Alves Bezerra, Universidade Paulista - UNIP

Discente PPGA UNIP- Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Paulista

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista - UNIP

Docente PPGA UNIP- Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Paulista

Referências

ALON, I. Global Franchising and Development in Emerging and Transitioning Markets. Journal of Macromarketing, v. 24, n. 2, p. 156-167, 2004.

ALON, I; MADANOGLU, M; SHOHAM, A. Strategic Agility Explanations for Managing Franchising Expansion During Economic Cycles. An International Business Journal, v. 27, n. 2, p. 113-131, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING – ABF. Relatório de desempenho do franchising em 2019. Recuperado em 15 de janeiro, 2020, de < https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2020/12/relatorio-gestao-abf-2019-2020-web.pdf>.

BATILANA, A. N; BERALDO, V. Aplicação do Conceito do Ciclo de Vida Organizacional na Definição e Determinação das Fases de uma Organização Varejista. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 6, n. 15, p. 15-26, 2004.

BATISTA, R. M. R; CORRADI, R. A. O Ciclo de Vida de uma Organização: Fatores Preponderantes para o Fim Antes do Tempo. [s.l.] 26 jul. 2012. Disponível em <https://administradores.com.br/artigos/o-ciclo-de-vida-de-uma-organizacao-fatores- preponderantes-para-o-fim-antes-do-tempo>. Acesso em: 20 ago. 2020.

BALARIN, C. S; ZERBINI, T. MARTINS, L. B. A relação entre suporte à aprendizagem e impacto de treinamento no trabalho. REAd | Porto Alegre, v. 20, p. 341-370, 2014.

BEKHOUCHE, I. E; KAHLESSENANE, S. S. An Overview of Franchising Law: Why is it Important? International Journal of Law and Public Administration, v. 1, n. 1; 2018.

BLUT, M; BACKHAUS, C; HEUSSLER, T; WOISETSCHÄGER, D. M; EVANSCHITZKY, H; AHLERT, D. What to Expect After the Honeymoon: Testing a Lifecycle Theory of Franchise Relationships. Journal of Retailing, v. 87, n. 3, p. 306-319, 2011.

BRAND, M. J; CROONEM, E. P. M. Franchised and Small, the Most Beautiful of All; HRM and Performance in Plural Systems. Journal of Small Business Management, v. 48, n. 4, p. 605– 626, 2010.

BUSSAB, W. de O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 5. ed., São Paulo: Saraiva, 2006.

CAMENZULI, A; M, K. Team Microfranchising as a Response to the Entrepreneurial Capacity Problem in Low-InCome Markets. Social Enterprise Journal, v.. 11, n. 1, p. 69-88, 2015.

CARDOSO, S.; MELO, P.; SOUZA, L. Antecedentes pessoais de microfranqueados da cidade de São Paulo. Revista Científica Hermes, v. 15, p. 305-318, 2016.

CARVALHO, Adriano Dias de; PRATAVIERA, Gilberto Aparecido. Marketing management strategies in credit cooperatives in Brazil. Journal of Marketing Management, v. 6, n. 2, p. 1-9, 2018.

CASTROGIOVANNI, G. J.; COMBS, J. G.; JUSTIS, R. T. Resource scarcity and agency theory predictions concerning the continued use of franchising in multi?outlet networks. Journal of Small Business Management, v. 44, n. 1, p. 27-44, 2006.

CASTROGIOVANNI, G. J.; JUSTIS, R. T. Strategic and contextual influences on firm growth: an empirical study of franchisors. Journal of Small Business Management, v. 40, n. 2, p. 98- 108, 2002.

CASTROGIOVANNI, G. J.; KIDWELL, R. E. Human Resource Management Pratctices Affecting Unit Managers in Franchise Networks. Human Resource Management, v. 49, n. 2, p. 225-239, 2010.

CHRISTENSEN, L. J; PARSONS, H; FAIRBOURNE, J. Building Entrepreneurship in Subsistence Markets: Microfranchising as na Employment Incubator. Journal of Business Research, v. 63, n. 6, p. 595-601, 2010.

COMBS, James G.; MICHAEL, Steven C.; CASTROGIOVANNI, Gary J. Franchising: A review and avenues to greater theoretical diversity. Journal of management, v. 30, n. 6, p. 907-931, 2004.

CORREIA, R. B; GOMES, S. M. S; BRUNI, A. L; ALBUQUERQUE, K. S. L. L. Ciclo de Vida Organizacional: Análise dos Modelos Aplicados nas Recentes Pesquisas Empíricas. Revista Formadores: Vivências e Estudos, v. 8, n.1, p. 37-53, 2015.

DANT, Rajiv P.; GRÜNHAGEN, Marko; WINDSPERGER, Josef. Franchising research frontiers for the twenty-first century. Journal of Retailing, v. 87, n. 3, p. 253-268, 2011.

DIAZ, M. G; RODRIGUEZ, V. S. Why do entrepreneurs use franchising as a financial tool? An agency explanation. Journal of Business Venturing, v. 27, n. 3, p. 325-341, 2012.

DIOCHON, M. C; ANDRESON, A. R; GHORE, Y. Microfranchise Emergence and its Impact. Int Entrep Management Journal, v. 13, p. 553-574, 2016.

FAIRBOURNE, J. S. Microfranchising: a new tool for creating economic self-reliance. Journal of Microfinance/ESR Review, v. 8, n. 1, p. 18-23, 2006.

DIXON, H; QUINN, B. Franchising and the Internet: an exploratory study of franchisor Web Sites. Internet Research, v. 14, n. 4, p. 311-322, 2004.

EDENS, Frank W.; SIEGEL, HS t. Adrenal responses in high and low ACTH response lines of chickens during acute heat stress. General and Comparative Endocrinology, v. 25, n. 1, p. 64-73, 1975.

GILLIS, W; CASTROGIOVANNI, G. J. The Franchising Business Model: An Entrepreneurial Growth Alternative. Int Entrep Management Journal, v.8, p. 75-98, 2012.

GÓES, A. O. S; BRUGNI, T. V. Entrepreneurship from the perspective of small business support entities. Tourism & Management Studies, v. 10, n. 1, p. 19-25, 2014.

GONZÁLEZ, J. M. R; MORENO, M. E; OLIVEIRA, J. A. Perspectivas Teóricas sobre a Adaptação do Expatriado: uma Abordagem Multidimensional. XXXV Encontro Anpad, 2011.

HAYES, B. E., Medindo a satisfação do cliente, Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 1995.

HSU, L. T; JANG, S; CANTER, D. D. Factors Affecting Franchise Decisions in the Restaurant Industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 34, n. 4, 2010.

HUANG, Y-A; PHAU, I.; CHEN, R. W-K. Conceptualizing the franchise system quality (FSQ) matrix: An exploratory study. Journal of Marketing Channels, v. 14, n. 4, p. 41-64, 2007.

ISAAC, V.; MELO, P.; BORINI, F. Redes de franquias estrangeiras e domésticas em um mercado emergente: análise comparativa. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 46-69, 2018.

ISAAC, V.; MELO, P.; OGASAVARA, M. Metanálise sobre Publicação Nacional e Internacional em Internacionalização de Redes de Franquias. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 12, n. 1, p. 82-95, 2018.

KISTRUCK; WEBB, V; SUTTER, J.; IRELAND, L.. Microfranchising in base–of–the–pyramid markets: Institutional challenges and adaptations to the franchise model. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 3, p. 503-531, 2011.

KUTNER M. H., NACHTSHEIM C. J., NETER J., LI W. Applied linear statistical models, 5. ed., McGraw-Hill, Irwin series Operations and decision sciences, 2004.

LAFONTAINE, F. Agency theory and franchising: some empirical results. The Rand Journal of Economics, v. 23, n. 2, p. 263-283, 1992.

LAFONTAINE, F.; BLAIR, R. D. Evolution of Franchising and Franchise Contracts: Evidence from the United States. The Entrepreneurial Business Law Journal, v. 3, p. 381, 2008.

MAROCO J., GARCIA-MARQUES T.. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006.

MEEK, W. R; SRAMEK, B. D; BAUCUS, M. S; GERMAIN, R. N. Commitment in Franchising: The Role of Collaborative Communication and a Franchisee’s Propensity to Leave. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 3, p. 559-581, 2011.

MELO, P. L R; ANDREASSI, T; JUNIOR, M. M. O; BORINI, F. M. Influence of the Operating Environment on Organization Innovation: A Multiple Case Study of Food Franchises in Brazil. International Journal of Management, v. 30, n. 2, 2013.

MELO, P. L. R.; BORINI, F. M.; CUNHA, J. A. C. da. Percepções de Valor e Elementos Estruturantes das Microfranquias. Revista de Administração Contemporânea-RAC, v. 18, n. 3, 2014.

MELO, P. L. R.; CUNHA, J. A. C.; BORINI, F. M. Microfranqueados: Análise dos Antecedentes do Empreendedor, Suporte e Marca da Rede. Anais XVII SEMEAD, FEA/USP, 2014.

MELO, P. L. R.; CUNHA, J. A. C.; BORINI, F. M. Brazilian Microfranchising Chains: Entrepreneurs’ Backgrounds and Perceptions of Brands and Support. Int. J. Management and Enterprise Development, v. 17, n. 1, 2018.

MELO, P. L. de R.; CUNHA, J. A. C. da; BORINI, F. M; TELLES, R, Criação de Valor em Cadeias de Microfranquias: Percepções sobre a Marca e Suporte. XLIII Encontro da ANPAD– EnANPAD, 2019.

MELO, P.; DELGADO, R.; CORRÊA, V.; BORINI, F. Desenvolvimento regional e ambiente institucional: expansão regional das redes de franquias no Brasil. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, 2020.

MORAIS, E. D. de; SILVA, W. A. C. Ciclo de vida das organizações e longevidade: análise de indústrias da região metropolitana de Belo Horizonte/MG a partir da abordagem de Greiner. Tourism & Management Studies, v. 10, p. 69-78, 2014.

MONGE, E. C; ZAVALA, P. H. Brand and Price: Key Signals when Opening a Franchise Outlet. Journal of Promotion Management, v. 21, n.4, p. 416-431, 2015.

NYADZAYO, Munyaradzi W.; MATANDA, Margaret Jekanyika; EWING, Michael T. Brand relationships and brand equity in franchising. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 7, p. 1103-1115, 2011.

OXENFELDT, R.; KELLY, O. Will Successful Franchise Systems Ultimately Become Wholly-Owned Chains?,” Journal of Retailing, v.44, p. 69–83, 1968.

RAESIDE, R. Developing a model of franchise business relationships. Central Asia Business, v. 1, n. 1, p. 21-33, 2008.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

SANTIAGO, C. M; LANFRANCHI, A. G; MELO, P. R. de L; CUNHA, J. A. C. da; TELLES, R. Socio-Economic Determinants of Support and Brand Value Perception: A Survey of Microfranchisees. Int. J. Services and Operations Management, v. 35, n. 3, 2020.

SAVOIA, J. R. F; SAITO, A. T; SANTANA, F. de A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista De Administração Pública, 41(6), 1121 a 1141. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6620. Acesso em: 08 jun. 2022.

SCHNELL, F.; LANFRANCHI, A.; MELO, P.; CUNHA, J.; TELLES, R.. Micro empreendedores em redes de franquias:: comparação de valor entre gêneros. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 3, p. 99-119, 2019.

SFREDO; PEREIRA, L; MORAES, P; DALMAU, M. Análise de fatores relevantes quanto à localização de empresas: comparativo entre uma indústria e uma prestadora de serviços com base nos pressupostos teóricos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Ragazzi Isaac, V., Alves Bezerra, A., & Lucas de Resende Melo, P. (2023). Percepção de valor do suporte em redes de microfranquias: análise da teoria de Honeymoon. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 9(1), 138–160. https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.379