Empreendedorismo e desempenho competitivo de micro e pequenos negócios no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v8i1.336Palavras-chave:
empreendedorismo, gestão, desempenho competitivoResumo
O objetivo do presente estudo é avaliar a performance em ações gerenciais de empreendedores atuantes nos segmentos de alimentos e bebidas no estado do Maranhão, com vistas ao alcance de um desempenho competitivo satisfatório. Sob a perspectiva metodológica, a pesquisa é de caráter qualitativo, confeccionada de forma descritiva e explicativa; também é de campo, realizada com 90 empreendedores de micro e pequeno porte; os entrevistados se autoavaliaram em relação às suas performances na administração de tópicos cruciais como: custos, produtividade, competitividade e investimento/ampliação. Os resultados indicam baixa convicção das iniciativas adotadas pelos empreendedores e uma propensão a atribuir maior importância a algumas questões, relegando outras a segundo plano. Em linhas gerais, a autoavaliação feita pelos entrevistados revela a ausência de algumas características essenciais ao indivíduo empreendedor. A pesquisa contribui para os estudos sobre a performance de empreendedores associada ao desempenho competitivo satisfatório como fim. Evidencia-se as interrelações existentes no campo de estudos do empreendedorismo maranhense. Quanto à relevância, esta investigação colabora para o aprofundamento da aplicação efetiva de ações gerenciais por empreendedores maranhenses para a conquista do desempenho competitivo. O artigo traz ainda evidências estratégicas de performance empreendedora, podendo ser útil a análise comparativa com outras realidades.
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