A transformação da educação como exigência para a mão de obra na indústria 4.0
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.291Palavras-chave:
Indústria 4.0, Educação no Brasil, Mão de obraResumo
Com o cenário em que o mercado mundial se encontra atualmente, frente às novas exigências da Quarta Revolução Industrial - Indústria 4.0, a qual dispõe de uma tecnologia avançada, surge também a necessidade de inovação na mão de obra para a qualificação do profissional, a fim, de que as empresas possam atender a essas demandas e manter-se competitivas no mercado. Com base nesse contexto, o presente artigo estuda quais serão as novas exigências do perfil profissional, mostrando que deverão ser feitas mudanças drásticas na educação do país, e em como a inserção da Educação 4.0 e o ensino das novas tecnologias na educação base e nas universidades será o ponto chave para o desenvolvimento tecnológico do país, para que o Brasil possa competir com o mercado mundial. Foi feita uma pesquisa com instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior, além da pesquisa bibliográfica em relação à Indústria 4.0 com foco na educação, para demonstrar como deverá ser o papel da educação no tocante às mudanças no ensino para que essa mão de obra seja competitiva no mercado.
Referências
AIRES, R. W. A.; MOREIRA, F. K.; FREIRE, P, de S. Indústria 4.0: Competências
Requeridas aos Profissionais da Quarta Revolução Industrial. VII Congresso
Internacional de Conhecimento e Inovação. Foz do Iguaçu, v.1, n.1, set.2017. Disponível
em:<http:/www.http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/314/153>. Acesso
em: 31 ago. 2019.
AZEVEDO, J. M. L. de. Plano Nacional de Educação e planejamento
A questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.8, n.15,
jul/dez. 2014. Disponível em:
< http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/441/572>
BRASIL. Ministério da Educação. MEC participa de evento que discute impacto da
Educação na economia do país. São Paulo. 2018. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/70001-mec-participa-de-evento-que-
discute-o-impacto-da-educacao-na-economia-do-pais>
BRASIL. Ministério da Educação. Institucional. Disponível em:<
http://portal.mec.gov.br/institucional/historia>
CASTRO, M. H. G. O futuro da Educação na Indústria 4.0. Revista Diálogos Estratégicos,
Brasil, v. 1, n.2, jul. 2018. Disponível em: <http://governance40.com/dialogos-estrategicos-o-
brasil-e-os-desafios-da-quarta-revolucao-industrial/>. Acesso em: 26 set. 2019.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – (CNI). 2017. Indústria 4.0: novo
desafio para a indústria brasileira. Disponível em:
<http://www.fiemt.com.br/arquivos/2282_30_05_-_sondagem_especial_industria_4.0.pdf>.
Acesso em: 06 nov. 2019.
FREITAS, A., de A. A Internet das Coisas e seus efeitos na Indústria 4.0. 2017. Trabalho
de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistema da Computação) – Universidade Federal
Fluminense, Niterói.
GIL. A. C. Como classificar as pesquisas?. In: Como elaborar projetos de pesquisa.
4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. p.41-57.
GOMES, M. A. S.; PEREIRA, F. E. C. Hélice tríplice: um ensaio teórico sobre a relação
universidade-empresa-governo em busca da inovação. International Journal of Knowledge
Engineering and Management, Florianópolis, v.4, n.8, mar/jun. 2015. Disponível em:
< http://stat.ijkem.incubadora.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/3309/4071>
MUROFUSHI, J. E.; BARRETO, M. A. M. Educação 4.0 na engenharia: percepção dos
docentes de 3 universidades Brasileiras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.5,
n.9, ago/set. 2019. Disponível em:
< http://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3245>
OLIVEIRA, M. do R. A.; GIROLETTI, D. A Integração entre Universidade e Empresa:
Avaliação de projeto específico. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering,
Florianópolis, v.8, n.16, 2016. Disponível em:
< http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v8n1605>
OTTONICAR, S.L.C.; VALENTIM, M.L.P.;MOSCONI,E. Políticas públicas aplicadas à
indústria 4.0: estudo comparativo entre o Brasil e o Canadá com foco na competência
em informação. Revista Ibero-Americana De Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 2,
maio/ago 2019. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19596>
PEREIRA, A.; SIMONETO, E., de O. Indústria 4.0: Conceitos e Perspectivas para o
Brasil. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Vale do Rio Verde, v16, n.1, jan/jul.
2018. Disponível em:<
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4938/pdf_808>. Acesso em:
05 set. 2019.
SILVA, M. R. dos S. Tecnologias digitais associadas à indústria 4.0 na formação
profissional: um estudo de caso no ccet/ufs. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso
(Bacharel em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe. Disponível
em:<https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10502/2/Marcio_Roque_Santos_Silva.pdf>
SOUZA, A. A. de.; VASCONCELOS, S. C. M. M. Os Desafios da educação profissional
com a chegada da 4º Revolução Industrial: Extinção e o Surgimento de Novas
Profissões. XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, Pernambuco, v.n, n.n,
set. 2018. Disponível em:
<http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2018/senac/pdf/poster/OS%20DESAFIOS%20DA
%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%20COM%20A%20CHEGADA%20
DA%204%C2%AA%20REVOLU%C3%87%C3%83O%20INDUSTRIAL%20Extin%C3%A
7%C3%A3o%20e%20o%20Surgimento%20de%20Novas%20Profiss%C3%B5es.pdf>.
Acesso em: 15 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.