Pesquisa-ação aplicada na criação de um jogo de tabuleiro para desenvolver as competências dos empreendedores
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v5i2.140Palavras-chave:
Empreendedorismo, Jogo de tabuleiro, CompetênciasResumo
Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo que estimule a evolução de competências e características empreendedoras em estudantes e empreendedores que tenham vontade de buscar um novo meio de desenvolvimento cognitivo. O jogo foi construído como um tabuleiro físico, ao jogar com um dado, para cada passo há um desafio diferente. Conforme o jogador passa de casa em casa no tabuleiro, o nível de dificuldade aumenta. A metodologia utilizada é de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2002), foi reconhecido como algo extremamente útil, sobretudo por pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”. Diferente das demais metodologias, ele se destaca pelo seu modo de ação que envolve o empreendedor e os diferentes grupos interessados. Com a parceira da empresa Empreendi na Rede e do Centro Universitário FEI, esta proposta de pesquisa foi desenvolvida por alunos e professores. Esta pesquisa se relaciona com as disciplinas que estudam métodos inovadores de gestão, competitividade e teorias inovadoras na Administração. Praticando as teorias apresentadas em aula, vivenciadas por meio da pesquisa-ação, desenvolveu-se uma ferramenta para empreendedores por meio de jogos lúdicos. Esta pesquisa traz inovações por desenvolver um jogo no formato de tabuleiro com o símbolo do infinito e peças em vez de cartas. A associação de cores e a representação das peças foram extremamente importantes para a construção deste estudo que possui em sua essência a inovação. Podendo continuar em uma nova linha de pesquisa com novas adaptações ao jogo e inserção no meio virtual.
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