Empreendedorismo X Startup
um comparativo bibliométrico de 1990 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v3i2.1Palavras-chave:
Empreendedorismo, comparativo bibliométrico, startupResumo
O ambiente empresarial torna-se cada vez mais competitivo, o que estimula a melhoria das empresas para que elas atendam melhor as necessidades dos seus clientes e não percam sua fatia de mercado. Empreendimentos surgem nesse contexto, sendo uns por oportunidades e outros por necessidade. As startups são um exemplo de empreendedorismo por oportunidade, trata-se de pequenas empresas, geralmente de base tecnológica, que oferecem um serviço repetível e escalável. O objetivo desse artigo é mostrar, de forma quantitativa, as publicações acadêmico-científicas sobre os temas empreendedorismo e startup, por serem de grande relevância tanto para o meio acadêmico quanto para o empresarial. Dessa forma, a fundamentação teórica buscou definir empreendedorismo, explicar o que é empreendedorismo por oportunidade e por necessidade e, por fim, conceituar o que é startup. A metodologia utilizada foi um comparativo bibliométrico entre os temas, os quais a bibliometria é uma forma de medir quantitativamente a produção cientifica sobre um determinado tema. Empreendedorismo e, principalmente, startup são ainda pouco difundidos no meio acadêmico. O comparativo bibliométrico mostrou que o número de publicações em revistas e a quantidade de teses e dissertações sobre empreendedorismo superaram significativamente o de startup e que em ambos o surgimento dos primeiros trabalhos escritos foi a partir dos anos 2000, apresentando assim, uma resposta tardia da academia brasileira em pesquisas relacionadas aos temas.
Referências
ASSOCIAÿ?O BRASILEIRA DE STARTUPS. Manual sobre conceitos, metodologias e investimentos em startups. Disponível em: <http://www.abstartups.com.br/>. Acesso em: 02 de outubro de 2016.
BAGGIO, A. F.; BAGGIO D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, V. 1, p. 25-38, 2014.
BARRETO, L. P. (1998). Educação para o empreendedorismo. Educação Brasileira, 20(41), pp. 189-197
BIAGIO, L. 11 ideias de negócio para quem quer empreender na crise.Exame.com, São Paulo.Entrevista concedida à Revista Exame, a Mariana Fonseca. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/11-ideias-de-negocio-para-quem-quer-empreender-na-crise> Acessado em: 09 de setembro de 2016.
BLANK, S. The four steps to the epiphany.K&S Ranch, 2013.
BRANCO, L.Crise vira motor para expansão de startupsno Brasil. 2016. Exame.com, São Paulo. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/111602/noticias/crise-vira-motor-para-expansao-de-startups-no-brasil> Acessado em: 15 de agosto de 2016.
BRITO FILHO, Charles Dickson Alves de. Inteligência Competitiva: Uma análise bibliométrica no Brasil de 1990 a 2015./Charles Dickson Alves de
Brito Filho, -2016. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) ?Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2016.
BRITTO, F. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro : Campus, 2003. 246p
DICTIONARY, C. Cambridge dictionaries online. 2002. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/entrepreneur>. Acessado em: 13 de setembro de 2016
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DOLABELA, F.(2010). A corda e o sonho. Revista HSM Management, 80, pp. 128-132.
DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias em negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DORNELAS, J.Transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. ?2ª reimpressão.
FARREL, L. C. Enterpreneurship. Fundamentos das organizações empreendedoras. São Paulo: Saraiva, 1993.
FILION, L. J. Diferenças Entre Sistemas Gerenciais de Empreendedores e Operadores de Pequenos Negócios.RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 4, out-dez, 1999
GEM -Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil.Relatório global, 2009.
GEM -Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil.Relatório global, 2010.
GEM -Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil.Relatório global, 2015.
GODâI-DE-SOUSA, E. ; LOPES, J. E. F. Empreendedorismo tecnológico e startups: uma análise de cenários no contexto de universidades brasileiras.In: IX EGEPE -Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Passo Fundo ?RS, 2016.
HISRISH, P. Entrepreneurship, intrapreneurship, and venture capital: the foundations of economic renaissance.Lexington: Lexington Book, 1986.
NOGUEIRA. M. H.; BORGES, G. de F.Por que as Empresas ?Fecham as Portas??: Compreendendo a Mortalidade de Empresas Locais.Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Número XI, p. 118-133, 2015.
OLIVEIRA, F. A. Schumpeter: a destruição criativa e a economia em movimento.Revista de História Econÿmica & Economia Regional Aplicada?Vol. 10, Nº 16, Jan-Jun, 2014.
OLIVEIRA, R.R.et al. Gerenciamento de Projetos: Comparativo Bibliométricodos Anais de Congressos Brasileiros na Área de Administração e Engenharia de Produção.Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 7, n. 1, p. 15-31, 2016.
RIES, E. A startupenxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas / Eric Ries; [tradução Texto Editores]. ?São Paulo : Lua de Papel, 2012.
SARFATI, Gilberto. Crise é oportunidade para abrir negócio, defendem empreendedores. G1, São Paulo. Entrevista concedida ao Portal de Notícias da Globo (G1), a Tais Laporta. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/12/crise-e-oportunidade-para-abrir-negocio-defendem-empreendedores.html> Acessado em: 15 de agosto de 2016.
SCHUMPETER, J. A. Can capitalism survive?New York: Harper & Row, 1952, p.7.
SCHUMPETER, J. A.(1988). A teoria do desenvolvimento econÿmico. São Paulo, Nova Cultura.
SIGAHI, C. Plano de negócio de uma aceleradora de startupspara empresas maduras. Trabalho de conclusão de curso, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Produção. São Paulo, 2015
TABORDA, A. O que é uma start up?. 2006. Disponível em: < http://www.gesentrepreneur.com/pdf/o_que_e_uma_start_up.pdf> Acesso em: 02 de outubro de 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.