Comportamento empreendedor feminino: estudo no Estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.137

Palavras-chave:

empreendedorismo, feminino, comportamento empreendedor

Resumo

As mulheres empreendedoras representam quase metade dos novos negócios brasileiros abertos em 2017. Portanto, este artigo busca analisar as características do comportamento empreendedor feminino com o estudo nos munícipios do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, pesquisou-se o comportamento empreendedor de empresárias a partir dos estudos do psicólogo David McClelland sobre o empreendedorismo comportamental, abordando também aspectos sociodemográficos das participantes e suas motivações para empreender ou continuar o empreendimento. O estudo possui uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionário ?Diagnóstico Comportamental?, do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE, a 711 empresárias gaúchas. Como resultados, constatou-se que as principais características das empreendedoras estão contidas no conjunto da realização: vontade de atingir objetivos desafiadores, busca por fazer algo sempre melhor e de maneira mais eficiente e busca pela excelência e pelo sucesso, a fim de obter o reconhecimento por seus feitos. A partir dessas características, torna-se possível a elaboração de novos indicadores de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino no estado gaúcho.

Biografia do Autor

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.

Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - PPGA/UCS. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econÿmicas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAçA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politÿcnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politÿcnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAçA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Referências

AIDIS, R.; WEEKS, J. Mapping the gendered ecosystem: The evolution of measurement tools for comparative high-impact female entrepreneur development.International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 8, n. 4, p. 330-352, 2016

ARAUJO, M. S.; DANTAS, A. de B.Percepções dos sul-americanos sobre dimensões ligadas ao empreendedorismo: os casos do Brasil, do Chile, da Venezuela, da Bolívia e do Uruguai.Revista Economia Política do Desenvolvimento, Maceió, v. 4, n. 11, p. 109-131, maio 2011.

BARBOSA, A.; ANDRADE, L. O Empreendedor Brasileiro.2010. Disponível em: <http://www.fa7.edu.br/rea7/iniciacao_cientifica/arquivos/%C1urea.doc>. Acesso em: 05 jan. 2015.

BOAS, Andréa Vilas. Elas?Empreendedoras. São Paulo: Editora Queen Books, 2012.

BONFIM, L. C. S.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo feminino:desafios enfrentados por empreendedoras na gestão de pequenos negócios no setor de turismo.Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 9, n. 2, p. 48-69, abr./jun. 2015.

CAMARGO, D.de; CUNHA,S. K. da; BULGACOV, Y. L. M. A psicologia de McClelland e a economia de Schumpeter no campo do empreendedorismo.Revista de Desenvolvimento Econÿmico, Salvador, v.10, n. 17, p. 111-120, jan. 2008.

DALMORO, M.;VIEIRA, K. M. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: O número deItens e a Disposição Influenciam nos Resultados.Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2013.

DENCKER, A. de F. M; VIÁ, S. C.da. Pesquisa Empírica em Ciências Humanas (Com ênfase em comunicação). São Paulo: Editora Futura, 2001.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa.São Paulo: Cultura, 1999.

DORNELAS, J. C. A.Empreendedorismo. São Paulo: Elsevier, 2001.

DUBRIN, A. Fundamentals of organizational behavior.New York: Pergamon Press, 1974.

FARREL, L. Entrepreneurship: fundamentos das organizações empreendedoras.São Paulo: Atlas, 1993.

FILION, L.J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 5-28, abr./jun. 1999.

GHERARDI, S. Authoring the female entrepreneur while talking the discourse of work?family life balance.International Small Business Journal, v. 33, n. 6, p. 649-666, 2015.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil 2010. Curitiba: IBPQ, 2010. Disponível em: <http://www.gemconsortium.org/docs/download/451>. Acesso em: 17 maio 2015.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM) . Empreendedorismo no Brasil 2014. Curitiba: UFPR, 2014. Disponível em: <http://www.gemconsortium.org/docs/3616/gem-2014-global-report>. Acesso em: 17 maio 2015.

HISRICH, R.D.; PETERS,M.P.; SHEPHERD,Dean A.Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2014.

JUSTO, R; DETIENNE, D. R.; SIEGER, P. Failure or voluntary exit? Reassessing the female underperformance hypothesis.Journal of Business Venturing, v. 30, n. 6, p. 775-792, 2015

KERLINGER, F. N.Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1980.

MALHOTRA, N.K.Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. São Paulo: Bookman, 2012

MCCLELLAND, D.C. A Sociedade Competitiva. Realização e Progresso Social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

MCCLELLAND, D.C. Characteristics of Successful Entrepreneurs. The Journal or Creative Behavior, v. 21, n. 3, p. 219-233, 1987.

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Conheça as 10 características empreendedoras desenvolvidas no Empretec. 2015. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/Conhe%C3%A7a-as-10-caracter%C3%ADsticas-empreendedoras-desenvolvidas-no-Empretec>. Acesso em:23 abr. 2015.

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Manual do Participante Empretec. Brasília: SEBRAE, 2013.

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Referencial Teórico Empretec. Brasília: SEBRAE, 2011.

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). (Org.). Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas:2014. 2. ed.Brasília: DIEESE, 2014.

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Pesquisa GEM 2017. Brasília: SEBRAE, 2017. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018

SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL (SEBRAE RS). Negócio a Negócio. 2014. Disponível em: <http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/quero-melhorar-meu-negocio/73-quero-melhorar/175-negocio-a-negocio-melhorar>. Acesso em: 23 abr. 2015.

SILVA, G. S; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo Feminino e o Processo de Criação de Empresas:Estudo de Casos Múltiplos em Aracaju, SE. IN: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÿ?O, 17., 2014., São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2014.

SILVA, M. A. O. M. da; CORREIA, M. F; GOMES, L. F. A. M. Cultura e orientação empreendedora: uma pesquisa comparativa entre empreendedores em incubadoras no Brasil e em Portugal. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 57-71, 2009.

SURANGI, H. A. K. N. S. What influences the networking behaviours of female entrepreneurs? A case for the small business tourism sector in Sri Lanka.International Journal of Gender and Entrepreneurship, 2018.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VIEIRA, S.Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

WITCEL, M. R; POZZO, D.N. Empreendedorismo feminino: uma análise documental do perfil brasileiro.Revista Escola de Negócios, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 78-100,2013.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Matte, J., Voltz, T. de O., Schneider, A. C. S., Miri, D. H., Chais, C., Ganzer, P. P., … Olea, P. M. (2019). Comportamento empreendedor feminino: estudo no Estado do Rio Grande do Sul. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 5(1), 03–23. https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.137