Comportamento empreendedor feminino: estudo no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.137Palavras-chave:
empreendedorismo, feminino, comportamento empreendedorResumo
As mulheres empreendedoras representam quase metade dos novos negócios brasileiros abertos em 2017. Portanto, este artigo busca analisar as características do comportamento empreendedor feminino com o estudo nos munícipios do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, pesquisou-se o comportamento empreendedor de empresárias a partir dos estudos do psicólogo David McClelland sobre o empreendedorismo comportamental, abordando também aspectos sociodemográficos das participantes e suas motivações para empreender ou continuar o empreendimento. O estudo possui uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionário ?Diagnóstico Comportamental?, do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE, a 711 empresárias gaúchas. Como resultados, constatou-se que as principais características das empreendedoras estão contidas no conjunto da realização: vontade de atingir objetivos desafiadores, busca por fazer algo sempre melhor e de maneira mais eficiente e busca pela excelência e pelo sucesso, a fim de obter o reconhecimento por seus feitos. A partir dessas características, torna-se possível a elaboração de novos indicadores de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino no estado gaúcho.
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