O Fluxo de caixa como ferramenta de gerenciamento financeiro de pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v1i1.89Palavras-chave:
Administração Financeira, Fluxo de Caixa, Gestão de ProcessosResumo
Este estudo está situado no eixo de Administração Financeira, com investigação sobre os fatores de controle de finanças empresariais em corporação de pequeno porte. Possui como objetivo geral analisar a ferramenta Fluxo de Caixa como instrumento para gerenciamento financeiro e como objetivos específicos descrever o processo de utilização da ferramenta de Fluxo de Caixa; analisar a viabilidade de implantação da ferramenta como instrumento de gerenciamento financeiro e sugerir propostas de adequação para implantação do Fluxo de Caixa como sistema de gerenciamento financeiro. Para atender a esses objetivos a pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa e aplica os instrumentos de visita in loco, entrevista e aplicação de questionário para a coleta dos dados. ÿ utilizada a análise descritiva que busca confrontar as bases teóricas e os dados obtidos com a investigação. Com a realização da análise foram alcançados os seguintes resultados: descrição dos processos da empresa pesquisada; identificação das necessidades e formas de controle utilizadas atualmente e apresentação de medidas de melhoria para o ajuste das inconformidades apontadas. O estudo contribui tanto para o aperfeiçoamento acadêmico pela análise de situação real da empresa, assim como serve de recomendação a empresas que enfrentam dificuldades similares quanto à gestão financeira.
Referências
ASSAF NETO, A.. Finanças Corporativas e valor. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ASSAF NETO, A.; SILVA, C. A. T. Administração do Capital de Giro. 3ª Ed. São Paulo:Ed. Atlas, 2002.
BRAGA, R.. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
CARNEIRO, E. da; MENDES,J. D.; SANTOS, C. da C.. Fluxo de Caixa como ferramenta de Gestão Financeira. Artigo Científico. Universidade Católica de Goiás. Especialização em Gestão Financeira, Goiânia - GO, 2009.
CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CRESWELL, J. W.. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREZATTI, F. Gestão do fluxo de caixa diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. São Paulo: Atlas, 1997.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra 1997.
GOLDRATT, E. M.; COX, J.. A meta: um processo de aprimoramento contínuo. São Paulo: Educador, 1990.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PME, Pequenas e Médias Empresas. Erros imperdoáveis no Fluxo de Caixa do seu negócio. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-erros-imperdoaveis-no-fluxo-de-caixa-do-seu-negocio>. Acesso em: 02 mai. 2014.
SÁ, C. A.. Fluxo de caixa: a visão da Tesouraria e da Controladoria. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SANTOS, E. O.. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.
SEBRAE ? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Fluxo de Caixa. Disponível em: <http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/uasf/gestao-financeira>. Acesso em: 28 mar. 2014.
SEVERINO, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. 5ª reimp. São Paulo: Cortez, 2007.
SIENA, O.. Metodologia da pesquisa científica: elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Porto Velho: [s.n.], 2007.
ZUINI, Priscila.4 erros imperdoáveis no fluxo de caixa do seu negócio. In Finanças | 08/11/2013. Exame.com. Disponível em <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-erros-imperdoaveis-no-fluxo-de-caixa-do-seu-negocio?page=2> . Acesso em: 28 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.