Considerações sobre o plano de marketing para as microempresas brasileiras

Autores

  • Edmir Kuazaqui ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v1i1.87

Palavras-chave:

Microempresas, Marketing, Marketing Mix, Mercado Consumidor, Produto

Resumo

Este artigo tem o objetivo apresentar os principais conceitos de marketing aplicados pelas microempresas dentro de uma breve contextualização de um plano de marketing. O desenvolvimento e a evolução teórica partiram de pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo e observacional do autor do artigo.  O objetivo não é esgotar o assunto nem tampouco construir um Plano de Marketing, mas, sim, de contribuir para a discussão, o aprendizado e a utilização do marketing mix no segmento das microempresas de forma mais assertiva. Concluiu-se que é inegável a importância das microempresas para qualquer país. Sua contribuição reside principalmente na inserção econÿmica e social. Deve-se frisar que as microempresas são as grandes responsáveis pela geração de empregos em nosso país, denotando seu destaque sob a óptica social e ecológica. Mais do que uma forma transitória de ganhar dinheiro, a realidade das microempresas deve ser analisada como um fenÿmeno econÿmico e social capaz de gerar crescimento regional e, consequentemente, global

Biografia do Autor

Edmir Kuazaqui, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

BAKER, Michael J. Administração de marketing. 5ª ed. São Paulo: Campus, 2005.

FERREIRA, Luis Fernando Filardi; SANTOS, Sílvio Aparecido dos; OLIVA, Fábio Lotti; GRIS, Celso Cláudio de Hildebrand. Fatores Associados à Mortalidade Precoce de Micro e Pequenas Empresas da Cidade de São Paulo. EnAnpad (2008). <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ESO-C727.pdf>. Acesso em 17 mai. 2015.

GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e os cenários dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 1999.

GREATTI, Ligia. O Uso do Plano de Negócios como Instrumento de Análise Comparativa das Trajetórias de Sucesso e Fracasso Empresarial. <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/ECE/2004_ECE2007.pdf>. Acesso em 21 abr. 2015.

GUIA EXAME 2011. Sustentabilidade. Novembro/2011.

HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do consumidor. Construindo a estratégia de marketing. 10ª ed. São Paulo: Campus, 2007.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2008.

KRAUS, Sascha; HARMS, Rainer; FINK, Mathias; Enterpeneurial Marketing: Moving Beyond Marketing in New Ventures. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management. Vol. 11, n.1, 2010, pp. 19-34.

KUAZAQUI, Edmir; LISBOA, Teresinha Covas; SILVA, Fernando Brasil. A contribuição regional das feiras de artesanato na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro. SEGET, 2011.

LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e marketing. Lições do Curso de MBA da Wharton School. São Paulo: Campus, 2002.

McCARTHY, E. Jerome; PERREAULT Jr., William D. Marketing essencial. Uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1999.

OLIVEIRA, José Antonio P. de. Empresas na sociedade. Sustentabilidade e responsabilidade social. São Paulo: Campus, 2008.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: . Acesso em: 13 Fev. 2012.

SEBRAE. GEOR ? Gestão Estratégica Orientada para Resultados. Sobrevivência das empresas no Brasil. Coleção estudos e pesquisas. <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf>. Acesso em 17 Mai. 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Kuazaqui, E. (2018). Considerações sobre o plano de marketing para as microempresas brasileiras. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 1(1), 3–21. https://doi.org/10.21574/remipe.v1i1.87