A influência da contabilidade de custos e do profissional contabilista na formação do preço de venda das micro e pequenas empresas de Porto Velho

Autores

  • César Licório
  • Eduardo Galindo Souza
  • Joanílson Lima Dias
  • Marcos Santos Melo

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v2i1.76

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos, Contador, preço das vendas

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a contribuição de contabilidade de custos e contador profissional, como uma vantagem competitiva na formação do preço de venda das micro e pequenas empresas na cidade de Porto Velho. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho foi o levantamento descritivo e qualitativo, bem como um estudo de campo, utilizando questionário. A partir do seguinte problema: em uma economia globalizada, com tal política de preços agressiva, qual a importância da contabilidade de custos e os conselhos de um contador profissional na formação do preço de venda? Esta pesquisa se justifica no mercado cada vez mais competitivo, como o Porto Velho, onde qualquer detalhe pode trazer uma grande vantagem na linha de fundo. Os principais resultados identificados mostram que a grande maioria dos micro e pequenos empresários de Porto Velho não usam contabilidade de custos, nem a ajuda de um contador, um profissional qualificado com as técnicas necessárias para apoiar a formação de seus preços para que eles não incorram em erros que lhe tragam prejuízos, também, não usam a vantagem da informação que os recursos de contabilidade de custos para tomada de decisão. Numa economia globalizada, especificamente em um mercado em crescimento como o Porto Velho qualquer detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio micro e pequenas, contabilidade de custos se torna uma ferramenta cada vez mais necessária, e, é inegável à contribuição que o contador, como um profissional especializado, pode trazer ao gerente, dando-lhe condições para formar seus preços, decidindo estratégias de marketing e controlar os custos.

Referências

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DINIZ, Josélia Aves Rafael. O Planejamento de Vendas como Instrumento de Gestão e Diferencial Competitivo de Mercado: Um estudo nas Micro e Pequenas Empresas do Município de Catolé do Rocha ? PB. 2008. 82 f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) ? Universidade Federal de Campina Grande, Sousa, PB, 2008.

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA Luiz Eurico. Gestão de Custos e Formação de

Preços. São Paulo: Atlas, 2006.

DUTRA, René Gomes. Custos: Uma abordagem prática. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003

FIGUEIREDO, Sandra, CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: Teoria e Prática. 4ª ed.São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antÿnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOJI, Masakasu. Administração Financeira: uma abordagem prática: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise, planejamento e controle financeiro. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

HONG, Yuh Ching Contabilidade Gerencial novas práticas contábeis para a gestão de negócios 1ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial.16ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 7ª edição, São Paulo: Atlas, 2000.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil.1ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.

QUEIROZ, Amanda Batista de. Um Estudo sobre o Custeio por Absorção: O caso da Microempresa Fabricante de Argamassa e Reboco Pronto, Net Cola Indústria e Comércio, situada no Município de Juazeirinho ? Paraíba. 2012. 22 f. trabalho de conclusão de curso curso de Ciências Contábeis, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

SIENA, Osmar. Metodologia da Pesquisa Científica: elementos para elaboração e apresentação de trabalhos. Porto Velho: [s.n.], 2007 200 p.

SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração Financeira da Pequena e Média Empresa. 2 ª edição, São Paulo: Atlas, 2010.

SOUZA, Antÿnio Carlos Breves de; PINTO Junior; Dario Moreira; OLIVEIRA, José Vilmar de. Uma Análise sobre o Preço de Venda nas Empresas Prestadoras de Serviços na Cidade de Barra Mansa ? Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia ? ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de São Gotardo, São Gotardo, n. III Jan-jun. p. 47-67, 2011.

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Licório, C., Souza, E. G., Dias, J. L., & Melo, M. S. (2018). A influência da contabilidade de custos e do profissional contabilista na formação do preço de venda das micro e pequenas empresas de Porto Velho. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 2(1), 103–122. https://doi.org/10.21574/remipe.v2i1.76