Empreendedorismo: uma análise dos fatores a serem considerados no desenvolvimento de novos negócios
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.58Palavras-chave:
Empreendedorismo, Liderança, criação de novos negócios, Plano de negóciosResumo
A criação de novos negócios é um desafio para empresas e pessoas que se aventuram em um cenário econÿmico-social intensamente mutável. O empreendedorismo requer estudo e preparo prévio para aumentar as chances de sucesso do projeto. O presente artigo tem por objetivo analisar alguns fatores importantes para viabilizar novos projetos de negócios, considerando o perfil do empreendedor e as etapas de elaboração de um bom plano de negócios. Neste estudo de abordagem qualitativa, os dados coletados foram selecionados por meio de um levantamento bibliográfico. Dentre os fatores identificados nessa análise teórica temos: O bom planejamento prévio do negócio é fator indispensável para o seu sucesso. Assim, é preciso criar uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento da empresa, que propicie um bom clima organizacional para estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação, como fatores indispensáveis para competitividade no mundo dos negócios.
Referências
BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os Desafios do Empreendedor, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
CAPUCHA, L. Promoção do Empreendedorismo na Escola. Editorial. In PEREIRA, M. M., FERREIRA, J. S.; FIGUEIREDO, I. O. Guião Promoção do Empreendedorismo na Escola (p. 5-6). Lisboa: Ministério da Educação / Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Editora Cultura, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípios. São Paulo, 2008.
GEM. Relatório Executivo do Global Entrepreneurship Monitor. 2013. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/GEM_2013_Pesquisa_Completa.pdf.> Acesso em: 6 mar. 2015
HERMANSON, Boris. O que é uma startup? São Paulo: Mundo Sebrae,2011. Disponível em: <http://www.mundosebrae.com.br/2011/01/o-que-e-uma-startup/> Acessado em 27/08/2015 às 21:03. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação ? Balanced Scorecard. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
LONGHI, Fúlvio. A história da revolução das startups. Imasters,2011. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/20027/mercado/a-historia-da-revolucao-dasstartups. Acessado em: 27/08/2015 às 20:29.
MCCLELLAND, David. The Achieving society. New York:D:VanNostrand,1961. OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation -Inovação Em Modelos de Negócios. São Paulo. Alta Books, 2011.
OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation -Inovação Em Modelos de Negócios. São Paulo. Alta Books, 2011.
SEBRAE, 2013. Disponível em http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba/o-que-e-umaempresa-startup/o-que-e-uma-empresa-startup. Acessado em 20/08/2015.
SEBRAE ? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica. Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, 2014. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/ Sebrae/Cartilha_Odontologia_Sebrae_SC_26_Ago_2014.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2014.
SILVA, L. C. O Balanced Scorecard e o processo estratégico. Caderno de Pesquisas em Administração. v. 10, n. 4, 2003, p. 61-73.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.