Análise da viabilidade financeira para abertura de uma escola de idiomas da franquia Fisk no município de Tenente Portela, RS

Autores

  • Daniel Fernando Padilha Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Odir Luiz Fank Faculdades de Itapiranga - FAI
  • Álvaro Nestor Weber Hoffmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.57

Palavras-chave:

Viabilidade Financeira, Franquia, Escola de Idiomas

Resumo

O objetivo geral deste é analisar a viabilidade financeira para abertura de uma escola de idiomas da franquia FISK no município de Tenente Portela, RS. A metodologia utilizada tem caráter exploratório, com abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa que trataram do estudo de caso. A população são todos os habitantes do município de Tenente Portela, RS, sendo a amostra um total de 400 pessoas entrevistadas. Elaborou-se um questionário com a intenção de verificar o interesse da população em fazer um curso de idiomas. Os resultados demonstram que a abertura da nova escola franqueada é viável, sendo comprovada pelo relatório gerencial, pois foi elaborado um fluxo de caixa considerando um período de cinco anos, onde o tempo de retorno do investimento foi estimado em três anos e três meses, utilizando o método do payback e também o VPL e TIR.

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Publicado

2018-01-26

Como Citar

Padilha, D. F., Fank, O. L., & Hoffmann, Álvaro N. W. (2018). Análise da viabilidade financeira para abertura de uma escola de idiomas da franquia Fisk no município de Tenente Portela, RS. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 3(1), 57–79. https://doi.org/10.21574/remipe.v3i1.57