A Influência de Redes Interpessoais e Interorganizacionais na Inovação de MPEs Brasileiras de Serviços

Autores

  • Caio Giusti Bianchi ESPM ? Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Welington Rodrigues Alves ESPM ? Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • George Rossi ESPM ? Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v4i1.35

Palavras-chave:

empreendedorismo; micro e pequenas empresas; inovação; redes multinível.

Resumo

A inovação é uma importante estratégia de sobrevivência e desenvolvimento para micro e pequenas empresas no Brasil, principalmente por meio de redes multinível como fontes de conhecimento. Então, o objetivo do estudo é analisar o impacto de redes multinível nos diferentes tipos de inovação de MPEs brasileiras de serviços. Foram realizados mapeamentos cognitivos causais e entrevistas com empreendedores de três empresas, possibilitando a conclusão de que: 1) redes exógenas são mais influentes na inovação de serviços; 2) redes endógenas são mais influentes na inovação de processos; 3) redes com concorrentes são utilizadas principalmente para inovações de marketing; 4) redes com instituições são essenciais para todos os tipos de inovação, capacitação dos empreendedores e redução da mortalidade das MPEs.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Bianchi, C. G., Alves, W. R., & Rossi, G. (2018). A Influência de Redes Interpessoais e Interorganizacionais na Inovação de MPEs Brasileiras de Serviços. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 4(1), 80–100. https://doi.org/10.21574/remipe.v4i1.35