Comportamento empreendedor:
uma análise de influências motivacionais em empreendedores do setor farmacêutico no município de Rondon do Pará
DOI:
https://doi.org/10.21574/remipe.v7i2.323Palavras-chave:
Comportamento empreendedor, processo empreendedor, empreendedorismo, empreendedor.Resumo
O empreendedorismo destaca-se como um fenômeno de consequências econômicas e sociais representado na figura do empreendedor, sendo importante compreender e determinar os fatores que podem direcionar e induzir o comportamento das pessoas para a ação empreendedora. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciaram os empreendedores a abrirem suas empresas no setor farmacêutico em Rondon do Pará. A pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizou-se de estudo de múltiplos casos, e a coleta dos dados foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco empreendedores do setor farmacêutico do município. Os resultados obtidos classificaram a intenção empreendedora a partir das necessidades pessoais, que movimentam o comportamento para a ação em empreender, atrelado às características encontradas nos empreendedores como iniciativa, inovação, persistência e a capacidade de assumir riscos, sob influência de elementos sociais e econômicos. Observou-se que a partir da junção desses elementos os empreendedores se sentiram confiantes para abrirem suas empresas.
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