Informação incompleta ou imperfeita:

Um estudo sobre a informação contábil nos escritórios de contabilidade de Capanema-Pará

Autores

  • Jamille Carla Oliveira Araújo Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
  • Lady Dayane Carlos Cruz Universidade Federal Rural Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.181

Palavras-chave:

Palavras-chave: Informação Contábil; incompleta; imperfeita

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a importância da classificação das informações contábeis incompletas e imperfeitas para escritórios contábeis. Dado o panorama de estudo, trabalhou-se com uma abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, como forma de mensurar a produção da informação contábil nos escritórios estudados e seu reflexo quando ela é feita de modo incompleto ou imperfeito. Dentre os resultados de estudo, observou-se que os escritórios estão acompanhando o crescimento dessas empresas, fornecendo serviços gerenciais que propiciem dados relevantes para empresas, entretanto, estas, culturalmente, ainda mantêm uma relação das empresas com os escritórios como controladores de obrigações fiscais. O estudo torna-se relevante por utilizar uma abordagem sobre a qualidade dos demonstrativos contábeis publicados e arquivados na Junta Comercial (arquivo público) de micro e pequenas empresas por profissionais de contabilidade, tendo um quantitativo considerável de empresas avaliadas e ainda não terem sido utilizadas em estudo brasileiros.

Biografia do Autor

Jamille Carla Oliveira Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA

JAMILLE CARLA OLIVEIRA

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia, Brasil

Professora da Universidade Federal de Pernambuco

Lady Dayane Carlos Cruz, Universidade Federal Rural Amazônia

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA

Referências

BIRT, Jacqueline; RANKIN, Michaela; ZHOU, Teng. The value relevance of accounting figures in the European market reconsidered. 2011. Anais. AFAANZ Conference. Austrália. Disponível em: http://www.afaanz.org/openconf/2011. Acesso em: 19/12/2017.

BRASIL. Resolução CRC. nº 1.121 de 2018. Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. Online. Disponível em:http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1121_2008.htm Capturado em : 02/09/2017.

DIAS; Juliana Candida Ribeiro, VASCONCELLOS; Juliana Tullio de Castro. As características qualitativas da informação contábil no desenvolvimento do controle social: uma análise da percepção dos conselheiros municipais do Recife sobre a utilidade das informações contábeis. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

FERNANDES; Elaine Raquel, PEREIRA; Flávia Cristina, BRITO; Juliana Silva, Souza; Carlos Alberto, Dalfior; Vanda Aparecida Oliveira. O Uso do Sistema de Informação Contábil como Ferramenta para a Tomada de Decisão nas Empresas da Região de Contagem - Minas Gerais. IX Simpósio de excelência em gestão 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MCGREE J. e PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 5ª ed. Tradução de Astrid Beatriz de Figueiredo. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

NASCIMENTO, Carlo Bruno Lopes do. A problemática da informação imperfeita nas relações de consumo e a necessidade de proteção do vulnerável. RJLB, Ano 1 (2015), nº 2.

OLIVEIRA , Antonio Gonçalves; MULLER, Aderbal Nicolas; NAKAMURA, Wilson Toshiro. A utilização das informações geradas pelo sistema de informação contábil como subsídio aos processos administrativos nas pequenas empresas. Revista da FAE, v. 3, n.3, p. 1-12 set/dez 2000. Disponível em:http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n3/a_utilizacao_das_informacoes.pdf. Acesso em 12 dez. 2017.

PADOVEZE, Clovis Luiz. Controladoria Estratégica e Operacional. 3ª ed. rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

POHLMAN, Marcelo Coletto. Contabilidade Tributária. 1º ed. Curitiba, PR; IESDE: Brasil, 2010. 308p.

PORTER, Michael. The five Competitive Forces that shape Strategy. 2008. Disponivel em ; https://hbr.org/2008/01/the-five-competitive-forces-that-shape-strategy. Acesso: 02/09/2017.

RIBEIRO, Andressa; FREIRE, Eduardo José; BARELLA, Lauriano Antonio. A informação contábil como instrumento de apoio às micro e pequenas empresas: percepção dos gestores de micro e pequenas empresas de Paranaíta–MT, quanto à utilização de informações da contabilidade no processo de tomada de decisão, 2012.

RODRIGUES; Jomar Miranda,Elias; Wanderson Gonçalves Campos; Edmilson Soares .Relevância da Informação Contábil: uma análise dos efeitos da contabilização dos gastos com pesquisa e desenvolvimento com a aplicação da Lei nº 11.638/2007 no mercado brasileiro. XIV Congresso USP.Controladoria e Contabilidade. 21 a 23 de julho de 2014. São Paulo.

SOUZA, Bruno Carlos, BORINELLI, Marcio Luiz. Controladoria.1º ed. Curitiba, PR; IESDE: Brasil, 2012. 236p.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Araújo, J. C. O. ., & Carlos Cruz, L. D. . (2020). Informação incompleta ou imperfeita: : Um estudo sobre a informação contábil nos escritórios de contabilidade de Capanema-Pará. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 6(1), 4–24. https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.181