Impactos da Covid-19: Percepção dos Profissionais de Contabilidade e Gestores de Micro e Pequenas Empresas do Município de João Pessoa – PB

Autores

  • Aglaeudis Ferreira Rodrigues Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Antonio Martins do Nascimento Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Maria do Carmo da Silva Neta Universidade Federal da Paraíba
  • Mateus Alexandre Costa dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v8i1.322

Palavras-chave:

Covid-19, Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, Informação Contábil, Utilidade

Resumo

Os efeitos da pandemia da COVID-19 não se limitaram às questões de saúde pública, incidiram também sobre as relações sociais e econômicas em escala global. A retração da atividade econômica experimentada no ambiente doméstico, em função das medidas de isolamento social, gerou impactos danosos para a economia como um todo e no segmento das micro e pequenas empresas (MPE), é possível que eles tenham se revelado de forma bastante particular, devido aos problemas preexistentes na gestão dessas entidades. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de profissionais de contabilidade e de proprietários/gestores de MPE, do município de João Pessoa-PB, quanto ao papel da informação contábil na gestão dessas entidades no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um questionário estruturado on-line, onde foram obtidas as percepções desses atores. Com base nas respostas recebidas, foi possível verificar que, em relação ao nível de compreensão das informações contábeis, 42% dos proprietários/gestores das microempresas e 64% dos proprietários/gestores das empresas de pequeno porte possuiriam um nível de compreensão da informação contábil que pode ser considerado elevado. Já considerando um cenário pós-pandemia, tem-se que 58% e 64% desses gestores, respectivamente, responderam que procurariam consultores ou pessoas com experiência em área comum a contabilidade.  Diante dos resultados obtidos, constatou-se uma aparente incompatibilidade entre as percepções, o que levanta questões sobre se os proprietários/gestores, de fato, compreenderiam as informações contábeis que lhes são fornecidas ou se, por outro lado, os profissionais de contabilidade estariam, de fato, fornecendo informações úteis.

Biografia do Autor

Aglaeudis Ferreira Rodrigues Campos, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação em Ciências Contábeis (UFPB) 

Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação em Ciências Contábeis (UFPB) 

Antonio Martins do Nascimento Neto, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação em Ciências Contábeis (UFPB) 

Maria do Carmo da Silva Neta, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação em Ciências Contábeis (UFPB) 

Mateus Alexandre Costa dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (PMIPGCC/ UnB, UFPB, UFRN). Especialista em Contabilidade Decisorial e Bacharel em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, com larga experiência na fiscalização e legislação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Integra o Grupo de Trabalho da Receita Federal do Brasil (RFB) responsável pela análise e regulamentação dos efeitos tributários decorrentes da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Representante (suplente) da Receita Federal do Brasil no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Integra o Grupo de Estudo sobre Transações entre Entidades sob Controle Comum, criado pelo CPC. Palestrante e instrutor de cursos de capacitação da RFB voltado para os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil. Professor Adjunto do curso de Ciências Contábeis da UFPB, onde leciona a disciplina Contabilidade Tributária. Professor de cursos de Pós-Gradução nas áreas de contabilidade, auditoria e tributação. Pesquisador na área de mercado de capitais, contabilidade e tributação. Autor e co-autor de artigos publicados nos principais períodos técnicos-científicos nacionais. Autor do livro: Contabilidade Tributária: Um enfoque nos IFRS e na legislação do IRPJ, publicado pela editora Atlas.

Referências

ALBUQUERQUE, A. F. et al. Os aspectos organizacionais e a mortalidade da pequena empresa: descrição dos fatores relevantes no setor de varejo de vestuário. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, Bauru, v. 13, n. 3, p.176-209, set. 2018.
ALVARENGA, R. A. Estudo dos fatores contribuintes para a mortalidade da micro e pequenas empresas do estado do maranhão. International Journal of Innovation, v. 4, n. 2, p. 106-118, 2016.
ANDRADE, C. F. A. Empreendedorismo na contabilidade: Os desafios da contabilidade empreendedora nas pequenas empresas. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso – UNINE Salvador, Salvador, 2018.
ANDRADE, P. H. T.; OLIVEIRA, A. S.; Qualidade da informação contábil em micro e pequenas empresas. Osasco, REMIPE, v. 3, n. 2, p. 259-278, 2017.
ANJOS, L. C. M. et al. Uso da contabilidade para obtenção de financiamento pelas micro e pequenas empresas: um estudo a partir da percepção dos gestores. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 86-104, jan. 2012. Disponível em: http://bit.ly/3bPWhSc. Acesso em: 28 dez. 2020.
ARAÚJO, A.; TEIXEIRA, E. M.; LICÓRCIO, C. A importância da gestão no planejamento de fluxo de caixa para o controle financeiro de micro e pequenas empresas. Redeca, Barueri, v. 2, n. 2. Jul- Dez. 2015 p. 73-88. Disponível em: https://tinyurl.com/y2ovb6dp. Acesso em 23 mai. 2020.
BENÍCIO, F.C. PORTELA, F. C. R. Planejamento Contábil Tributário como ferramenta para redução legal dos tributos: um levantamento bibliográfico da importância do Planejamento Tributário para as empresas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 01, n. 113. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y63b68qk. Acesso em: 22 mai. 2020.
BERTOLAMI, M. et al. Sobrevivência de empresas nascentes: influência do capital humano, social, práticas gerenciais e gênero. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p.311-335, mai./jun. 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y636pcdf. Acesso em: 20 mai. 2020.
BOAS, R. G. V.; MORAIS, M. I. Informação contábil nas micro e pequenas empresa: uma pesquisa de campo na cidade de Tangará da Serra – MT. Revista UNEMAT de contabilidade. Nova Mutum, v. 3, n. 6, 93-117, 2014.
BRASIL. Lei nº 14.020 de 06 de julho de 2020. Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; dispõe sobre medidas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020; altera as Leis nos 8.213, de 24 de julho de 1991, 10.101, de 19 de dezembro de 2000, 12.546, de 14 de dezembro de 2011, 10.865, de 30 de abril de 2004, e 8.177, de 1º de março de 1991; e dá outras providências. Disponível em: https://tinyurl.com/y67skcfo. Acesso em 20 jul. 2020.
CANECA, R. L. et al. A influência de oferta de contabilidade gerencial na percepção da qualidade dos serviços contábeis prestados aos gestores de micro, pequenas e medias empresas. Pensar Contábil, v. XI, p. 35-44, 2009.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 00 (R2). Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro. 2019. Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=80. Acesso em 29 jul. 2020.
COSTA, V. P. A importância do planejamento financeiro para o sucesso das micro e pequenas empresas. Ciências Econômicas-Unisul Virtual, 2018.
FERREIRA, L. F. F. et al. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Revista Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 811-823, 2012
GONÇALVES, G. H. L. GOMES, A. K. L. J. A contabilidade como ferramenta de gestão: um estudo com MPES. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 03, pp. 35-56, 2018.
GOUVEIA, Henrique et al. A influência do género dos gestores das microempresas na utilidade atribuída à contabilidade. RGPLP, Lisboa, v. 17, n. 1, p. 37-55, abr. 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y6245vgg. Acesso em: 20 mai. 2020.
GUIMARÃES, Y. D. L. et al. Regulação contábil brasileira: percepção de uma amostra de contadores acerca da influência da legislação tributária sobre os serviços prestados a micro e pequenas empresas. Revista refas. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 38-54, nov. 2020.
HALL, R. J. et al. Contabilidade como uma ferramenta da gestão: um estudo em micro e pequenas empresas do ramo de comércio de Dourados-MS. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 6, n. 3, p. 4-17, 2012.
KOS, S. R. et al. Compreensão e utilização da informação contábil pelos micros e pequenos empreendedores em seu processo de gestão. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 33, n. 3, p. 35-50, 2014.
LUCENA, W. G. L. Uma contribuição ao estudo das informações contábeis geradas pelas micro e pequenas empresas localizadas na cidade de Toritama no agreste pernambucano. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Recife, 2004.
MAHAMID, I. Factors affecting contractor’s business failure: contractors’ perspective. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 19 n. 3, p. 269-285, 2012.
MARQUES, L. et al. Artefatos da Contabilidade Gerencial: um estudo em cursos de graduação de Ciências Contábeis da região sul do Brasil. ConTexto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, p. 4-20, set./dez. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/y5oo3r5o. Acesso em: 22 mai. 2020.
MATOS, W. A. Educação Empreendedora: Sua Importância Como Fator De Redução Da Mortalidade Precoce Das Micro e Pequenas Empresas. Revista Educação -UNG-Ser, v. 12, n. 2, p. 24 -30, 2018.
MENDONÇA, S. A. T. et al. O planejamento estratégico como ferramenta: um estudo sobre a eficiência das micro e pequenas empresas brasileiras. Administração de Empresas em Revista, Curitiba, v. 16, n. 17, p.50-68, 2017.
MORELLATO, D. P.; NASCIMENTO, E. R. Fluxo de Caixa e sua utilização para auxílio na gestão financeira das micro e pequenas empresas. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 7, n. 1, p. 201-217, jan.-jun. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/yxdu2lht. Acesso em 23 mai. 2020.
MOREIRA, R. L. et al. A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 19, p. 119-140, 2013.
NERY, G. P. M. CARRARO, W. B. W. H.; Percepções dos micros e pequenos empresários quanto à importância da contabilidade gerencial. Revista de Administração e Contabilidade, Santo Ângelo, v. 15, n. 30, p. 26 – 52, jul./dez. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/y3uwcge5. Acesso em: 20 mai. 2020.
OLEIRO, W. N.; DAMEDA, A. N.; VICTOR, F. G. O uso da informação contábil na gestão de micro e pequenas empresas atendidas pelo programa de extensão empresarial NEE/FURG. SINERGIA-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 11, n. 1, p. 37-47, 2007.
REBOUÇAS, A. B. et al. Contabilidade como ferramenta de apoio ao processo decisório: fatores explicativos para a utilização ou não, percepções dos gestores das micro e pequenas empresas do município de Maragogipe-Ba. In: Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2020. Anais [...] São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos.
RIGHI, A. S. et al. Contabilidade gerencial: uma análise do perfil das micro e pequenas empresas. A Economia e o Turismo Construindo Paradigmas para os Novos Tempos, v.1, n.1, p. 230 -251, 2019. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-xviii-i.pdf#page=231. Acesso em 19 mai. 2020.
RIOS, R. P.; MARION, J. C. Contabilidade avançada: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 1. ed. [2. Reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019.
SANTOS, M. A. C. D. et al. ITG 1000, Risco de Detecção e Informação Contábil: uma Análise Teórica sobre a Relação Custo versus Benefício para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Brazilian Business Review, v. 13, n. 3, p. 50-71, 2016.
SANTOS, V. et al. Instrumentos da Contabilidade Gerencial utilizados em micro e pequenas empresas comerciais e disponibilizados por empresas de serviços contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 8, n. 24, p. 41-58, 2009.
SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira: Região Nordeste. Brasília. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/y4dj8vx5. Acesso em: 15 jul. 2020.
SEBRAE. Pequenos Negócios em Segmentos mais Vulneráveis à Crise do Coronavírus. 2020b. Disponível em: https://paineis-lai.sebrae.com.br/single/?appid=f9c6ba40-ae97-4aee-804e2eff863f4a6f&sheet=ce0f6f6d-5f3f-45e1-a4bd-31363554586b&opt=currsel&select=clearall. Acesso: 28 de dez. 2020.
SEBRAE. O Impacto da pandemia de corona vírus nos Pequenos Negócios – 2ª edição: Resultados Nacionais. 2020c. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf. Acesso: 28 de dez. 2020.
SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. “Critérios de classificação de empresas: MEI - ME – EPP”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2020a]. Disponível em: https://tinyurl.com/y46hsugb. Acesso em: 19 mai. 2020.
SILVA, D. J. C. et al. Para que serve a informação contábil nas micro e pequenas empresas?. Revista contemporânea de contabilidade, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 89 – 106, 2010.
SILVA, K. B. et al. Empreendedorismo e contabilidade: o contador como influência direta no sucesso de micro e pequenas empresas do município de Venda Nova do Imigrante-Es. In: Seminário Científico do UNIFACIG, 5, 2019, Manhuaçu, Anais […] Manhuaçu, 2019.
SMITH, M. S. J. et al. A informação contábil para gestão de micro empresas: limitações e desafios. Diálogos em Contabilidade: Teoria e Prática, v. 3, n. 1, 2015.
SIMPI. SIMPI/Datafolha: 9 em cada 10 pequenas indústrias não conseguiram acesso a crédito. Cuiabá, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/y56e3fw5. Acesso em 20 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Campos, A. F. R. ., da Silva, A. A. V. R. ., do Nascimento Neto, A. M. ., da Silva Neta, M. do C. ., & dos Santos, M. A. C. . (2022). Impactos da Covid-19: Percepção dos Profissionais de Contabilidade e Gestores de Micro e Pequenas Empresas do Município de João Pessoa – PB. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 8(1), 121–141. https://doi.org/10.21574/remipe.v8i1.322