Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA

Autores

  • Marcelo Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Sena Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Luan Freire Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.394

Palavras-chave:

mercado fitness, causa e efeito, microempresa, competitividade

Resumo

Este manuscrito tem como objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA, visando a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional. Para isso, aplicou-se um diagrama de Ishikawa, onde foram levantadas possíveis causas que impactariam direta e/ou indiretamente no problema observado. Diante disso, buscou-se analisar por meio da aplicação de um questionário, a percepção do público externo com relação aos serviços prestados, a fim de confirmar quais possíveis causas, até então hipotéticas, implicariam de forma real no nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, na evasão de alunos. Para investigação da causa raiz, adotou-se a ferramentas dos 5 Porquês, e, a partir dela, propôs-se um plano de ação. O resultado da pesquisa apresenta como fator principal que indica deficiências no serviço prestado estava ligado à categoria mão de obra, vinculados à pouca quantidade de instrutores que realizam atendimento aos alunos. Com o emprego das ferramentas que compõem este sistema, foram obtidas análises eficazes que atenderam as etapas de planejamento, controle e melhoria da qualidade nos serviços. Outros fatores avaliados como infraestrutura, qualidade do atendimento prestado pela equipe, quantidade de equipamentos disponibilizados no salão ou o estado de conservação destes equipamentos, possuem pouco impacto negativo na avaliação dos clientes da academia.

Biografia do Autor

Marcelo Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil

Ana Paula Sena, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Parauapebas, Parauapebas, Pará, Brasil.

Luan Freire, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Parauapebas, Parauapebas, Pará, Brasil.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Borba, M. C., Sena, A. P. S., & Freire, L. S. . (2023). Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a otimização nos serviços e melhoria na gestão organizacional em uma academia de ginástica no município de Parauapebas-PA. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 9(1), 118–137. https://doi.org/10.21574/remipe.v9i1.394