Aplicação de métodos ágeis na gestão de projetos em serviços de engenharia industrial para empresas ME e EPP

Autores

  • Renato de Brito Sanchez Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE). Universidade Santo Amaro (Unisa). Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) / Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT)
  • Vinícius de Melo Puglia Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE)
  • Erik Cristofer Aparecido Chia Centro Universitário Eniac
  • Ricardo Sanchez

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.298

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Projetos de Engenharia, Gestão em Projetos de Engenharia, Gestão de Projetos em Microempresas, Gestão de Projetos em Pequenas Empresas

Resumo

No cenário econômico atual, uma das maiores dificuldades é manter a competitividade no mercado, principalmente no segmento de serviços, o qual é volátil e na faixa das micro e pequenas empresas há constantes concorrências acirradas. Diante dessa situação, este trabalho propõe um estudo sobre as técnicas e metodologias de gestão de projetos, visto que uma gestão eficiente permite maximizar o controle das atividades. Dessa forma, é possível prever perdas e ganhos com exatidão. As ferramentas apresentadas permitem uma análise de aplicação tanto de metodologias em cascata, ou seja, as convencionais, quanto as ágeis e permite realizar uma comparação de sua utilização na gestão de projetos em empresas de engenharia com escopos industriais. Considerando todas as peculiaridades desse segmento e, de ambas a metodologias, é possível obter resultados satisfatórios, pois esse porte de empresa consegue se flexibilizar para adaptar ambos os métodos e assim gerir cada projeto por sua especificidade obtendo assim êxitos tanto financeiros quanto operacionais. Empresas de micro e pequeno porte precisam estar abertas às opções disponíveis e definir procedimentos e processos, mas não se sujeitar a gerir seus projetos entre métodos convencionais ou ágeis, pois tendem a ter um risco maior que grandes companhias e suas reservas, logo é necessário para cada empresa desenvolver as técnicas que melhor lhe satisfaçam em sua atuação.

Biografia do Autor

Renato de Brito Sanchez, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE). Universidade Santo Amaro (Unisa). Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) / Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT)

Engenheiro Eletricista (2009) pelas Faculdades Integradas Torricelli, Engenheiro Industrial Mecânico (2019) pelo Centro Universitário Eniac, Especialista em Gestão de Projetos (2020) e em Machine Learning e Inteligência Artificial (2021) pelo Centro Universitário Eniac, Mestre em Engenharia Mecânica (2015) pelo Centro Universitário da FEI e Doutorando em Engenharia Biomédica (2020) pela Universidade Mogi das Cruzes.

Atuação desde 2002 na área técnica de serviços, projetos, implantações e manutenções, a partir de 2009 como engenheiro e funções de gestão em Engenharia, Projetos e P&D. Atividades nas áreas de engenharia com projetos, consultoria, implantação e manutenção de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, tratamento de águas e efluentes, veículos elétricos e sistemas autônomos. Palestrante e instrutor de treinamentos e workshops. Mentor, Orientador e Consultor de Inovação, Empreendedorismo e Investimentos para Startups e Projetos.

Diretor Geral do Grupo ENGERISA, atuação nas áreas de engenharia elétrica, automação, mecânica, química e ambiental.

Diretor de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento na JKL Holdings S.A (Group JKL).

Sócio-Diretor da MSH-BC, atuação em iniciativas de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia Mecatrônica da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE) do Centro Universitário Enia e do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) no Laboratório Virtual de Tecnologias Assistivas (LAVITA) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Pesquisas em: 1 - inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, fontes de energias alternativas e renováveis; 2 - exoesqueletos, ambientes virtuais para reabilitação de pacientes e identificação de doenças, tecnologia assistiva; 3 - Mobilidade elétrica, veículos terrestres e aéreos.

Professor Mestre dos cursos graduação e pós graduação de engenharia e tecnologia do Centro Universitário Eniac e da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3993422000423092

Vinícius de Melo Puglia, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE)

Graduado em Engenharia de Produção (2017) e em Engenharia Elétrica (2019) pelo Centro Universitário ENIAC. Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.
Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - engenharia biomédica.

Erik Cristofer Aparecido Chia, Centro Universitário Eniac

Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Eniac.

Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.

Ricardo Sanchez

Engenheiro Químico pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Especialista em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), Especialista em Licenciatura em Qu´ímica pelas Faculdade Oswaldo Cruz (FOC).

Atuando com projetos de Engenharia e Gestão Empresarial desde 1986, nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação, processos e desenvolvimento de produtos para indústria metalúrgica, análises químicas, tratamento de águas e efluentes.

Diretor Executivo do Grupo Engerisa. Professor de Química. Pesquisador voluntário.

Referências

ALVES, Nelio Muniz Mendes et al. Um estudo de caso industrial sobre integração de práticas ágeis no RUP. Revista Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 24/25, 2011.

BARBOZA, LIVIA FERNANDES et al. Análise comparativa entre as abordagens ágil e tradicional de gestão de projetos: Um estudo de caso no setor industrial. Anais do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2016.

https://singep.org.br/5singep/resultado/289.pdf

BERNARDO, André. A História do Gerenciamento de Projetos. Responsabilidade do autor do vídeo. YouTube, 2013. Duração: 5min52seg. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=le0GTYjlvl4>. Acesso em: abril de 2017.

BOUER, Ruy; DE CARVALHO, Marly Monteiro. Metodologia singular de gestão de projetos: condição suficiente para a maturidade em gestão de projetos?. Production, v. 15, n. 3, p. 347-361, 2005.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/prod/v15n3/v15n3a05.pdf> Acesso: nov. 2019

CHAOS REPORT. The Standish Group Report, 1995. Disponível em <http://www.scs.carleton.ca/~beau/PM/ Standish-Report.html> Acesso em: nov. 2019

DE BEM NORO, Greice. A gestão de stakeholders em gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 3, n. 1, p. 127-158, 2012.

Disponível em: <http://revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/23/279>

DYBÅ, Tore. Improvisation in small software organizations. IEEE Software, 17, 2000, pp. 82-87. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/3247653_Improvisation_in_Small_Software_Organizations>

JUNIOR, Luiz José Marques et al. Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”. Gestão da Produção, v. 18, n. 1, p. 1-12, 2011.

Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/37445983.pdf>

HIRAYAMA, Ernesto Toshimitsu et al. Proposta de procedimento para gerenciamento de pequenos projetos: aplicação em dispositivos industriais. 2016.

IKA, L. A. Project success as a topic in project management journals. Project Management Journal, Four Campus Boulevard: Project Management Institute v. 40, n. 4, p. 06-19, 2009.

MORRIS, Peter WG; MORRIS, Peter WG. The management of projects. T. Telford, 1994.

NORO, Greice. A maturidade em gerenciamento de projetos logísticos: o caso América Latina Logística. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2006. Disponível em: <http://revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/23/279> Acesso em: nov. 2019.

PATAH, Leandro Alves; DE CARVALHO, Marly Monteiro. Métodos de gestão de projetos e sucesso dos projetos: um estudo quantitativo do relacionamento entre estes conceitos. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 3, n. 2, p. 178-206, 2012.

Disponível em: <http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/94/292>

PATAH, Leandro Alves; DE CARVALHO, Marly Monteiro. Sucesso a partir de investimento em metodologias de gestão de projetos. Production, v. 26, n. 1, p. 129-144, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/2015nahead/0103-6513-prod-0103-6513048312.pdf>

PEDRO RAFAEL VILELA (Rio de Janeiro). Agência Brasil (Comp.). Pequenas empresas garantem saldo positivo de empregos, mostra Sebrae. 2019. Repórter da Agência Brasil. Disponível em:

<http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-07/pequenas-empresas-garantem-saldo-positivo-de-empregos-mostra-sebrae>. Acesso em: 24 nov. 2019.

Redação FIXE. Frameworks Agile, PMI ou as chamadas metodologias híbridas?. FIXE, Porto, Portugal. 2019. Disponível em:

https://youwilldobetter.com/2019/03/frameworks-agile-pmi-metodologias-hibridas/. Acessado em: 27 nov. 2019

SELLA, Verônica Trentin; GRZYBOVSKI, Denize. Modelo PMBOK/PMI para gestão de projetos nas micro e pequena empresas: um estudo de caso. Revista Economia & Gestão, v. 11, n. 27, p. 36-66, 2011.

http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2833

UVAGPLASS. A evolução do gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. UVAGPLASS, Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2018/06/11/a-evolucao-do-gerenciamento-de-projetos-no-brasil-e-no-mundo/. Acessado em: 27 nov. 2019

TORREÃO, Paula. História do Gerenciamento de Projetos, 2007. Disponível em:

<https://pontogp.wordpress.com/2007/04/23/historia-do-gerenciamento-de-projetos/>. Acesso em: abril de 2017.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

de Brito Sanchez, R., de Melo Puglia, V., Aparecido Chia, E. C., & Sanchez, R. (2021). Aplicação de métodos ágeis na gestão de projetos em serviços de engenharia industrial para empresas ME e EPP. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 7(1), 63–81. https://doi.org/10.21574/remipe.v7i1.298