O Marketplace como estratégia de vendas em uma microempresa do setor de selaria e moda country

  • Fabrício Molica de Mendonça UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei
  • Erasmo José David Universidade Federal de São João del-Rei
  • Paulo Henrique de Lima Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mirella de Barros Diláscio UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei
  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: Empreendedorismo; Microempreendedor; Marketplace; E-commerce

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel do marketplace como estratégia comercial para a criação e expansão de uma microempresa varejista do setor de selaria e de moda country da cidade de Dores de Campos (MG). A relevância desse trabalho se traduz na apresentação de uma opção aos novos empreendedores que não dispõe de volume de recursos suficientes para comercializar, através de loja física, seus bens e serviços no mercado. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa aplicada em uma microempresa varejista do setor de selaria e de moda country a partir de visitas in loco, aplicação de entrevistas e análise de documentos. Os resultados empíricos apontam que a adoção do marketplace possibilitou o crescimento significativo das vendas da empresa, sendo essa a única estratégia utilizada nos dois primeiros anos de atuação. Além disso, constatou-se que o e-commerce não é somente uma opção viável, mas também essencial para a consolidação de micro e pequenos negócios recém-criados no mercado.

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Publicado
2021-09-01
Como Citar
Molica de Mendonça, F., José David, E., de Lima Siqueira , P. H., de Barros Diláscio, M., & Martins Diniz, D. (2021). O Marketplace como estratégia de vendas em uma microempresa do setor de selaria e moda country. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 7(2), 268-284. https://doi.org/10.21574/remipe.v7i2.271