Agregando valor por meio da gestão de compras:

uma análise das microempresas do setor de vestuário

Autores

  • Juliara Oliveira dos Santos Universidade Franciscana
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-1361-6501
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v6i2.246

Palavras-chave:

Gestão de Compras, Fornecedores, Microempresa, Vestuário

Resumo

No âmbito empresarial, agregar valor é concentrar todos os esforços necessários para que a organização desempenhe com eficiência suas atividades e alcance seus objetivos. Neste sentido, o objetivo desse estudo é investigar de que forma as microempresas do setor de vestuário agregam valor por meio da gestão de compras. Este estudo é considerado uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, a partir do modelo proposto por Caczmareki (2008). Foram realizadas entrevistas com 5 lojistas de microempresas de Júlio de Castilhos-RS. Dentre os principais resultados, destaca-se que a forma como a gestão de compras é gerenciada pelas microempresas, quando administrada de forma eficiente torna-se uma atividade essencial para o sucesso nos negócios, verificou-se também impasses no processo de compras em relação a prazos de fornecedores, previsões de demanda, concorrência e administração de estoques.

Biografia do Autor

Juliara Oliveira dos Santos, Universidade Franciscana

Bacharel em Administração 

Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

ABIT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Perfil do setor: Dados gerais atualizados, 2016. Disponível em: < http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor >. Acesso em: 11 Abril. 2017.

BAILY, Peter; FARMER, David; JESSOP, David; JONES, David. Compras: princípios e administração. São Paulo: Atlas, 2008.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BORINE. Valmir. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: SENAI-SP, 2014.

CACZMAREKI, Tiago José. Analise do processo de compras e da gestão de estoques no varejo de vestuário. Porto Alegre, UFRGS, 2008.

CIRIBELLI, Marilda Correa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa cientifica. Rio de Janeiro: 7letras, 2003.

DIAS, Marco Aurélio P., Administração de materiais: uma abordagem logística, 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DOMINGUES, Edgar Aparecido. Quais as novas atribuições do departamento de compras nos dias atuais no sentido de vantagem estratégica do negócio: um estudo de caso. Monografia ? Curso de Pós-graduação em Administração, Faculdade Cenecista de Capivari- FACECAP, 2011.

FILHO, Edelvino. Administração de material e patrimÿnio. Curitiba: IESDE, 2012.

FIRJAN, Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro. Têxtil e Confecção: os setores têxtil e de confecção e o sistema FIRJAN. 2015. Disponível em: <http://www.firjan.com.br/o-sistema-firjan/setores-de-atuacao/textil-e-confeccao.htm>. Acesso em: 05 Abr. 2017.

GONÿALVES. R. Globalização e desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GRAZZIOTIN, Gilson. A arte do varejo. São Paulo: SEM-SENAC, 2006.

GRESSLER, Alice Lori. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2004.

JUNIOR, F.A.N.S. Utilização do Sistema de E-procurement no departamento de compras da Intelbras S/A. São José, UNIVALI, p.18, nov. 2005.

LEMES, Júnior. Administrando micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MARQUES, C.F. Atividades Técnicas na Operação Logística. Curitiba: IESDE, 2012.

MATTAR, Fauzo Najib. Administração de Varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MONTE, Clério Feres. Técnicas de Compras. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

MORAES, André. Gestão de Compras. Apostila do Curso de Administração Industrial. CEFDET. Rio de Janeiro: 2005.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica para alunos dos cursos de graduação e pós graduação. São Paulo: Loyola, 2005.

SHELL, Richard. Negociar é preciso. São Paulo: Negocio, 2001.

SILVA, Frank Van. Gestão de Compras. Monografia - Curso de Pós-Graduação Administração de Recursos Patrimoniais I - Faculdade do Pará- FAP, 2008.

SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P. Cadeia de suprimentos, projeto e gestão. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Oliveira dos Santos, J. ., Carpes, A. de M., Rigui Trindade, N. ., & Nunes Piveta, M. . (2020). Agregando valor por meio da gestão de compras: : uma análise das microempresas do setor de vestuário . REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 6(2), 252–273. https://doi.org/10.21574/remipe.v6i2.246