Características do financiamento do capital de giro de pequenas empresas do Sul de Santa Catarina

Autores

  • Rodney Wernke UNISUL
  • Aline L. Brusco Pletsch Unochapecó
  • Ivone Junges UNISUL
  • Antonio Zanin Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v3i2.21

Palavras-chave:

Captação de recursos, Capital de giro, Levantamento

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as principais características da captação de recursos para capital de giro das pequenas empresas da microrregião da Amurel (sul de Santa Catarina). Para tanto, realizou-se levantamento de dados por meio de sondagem (survey) com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 299 empresas de pequeno porte sediadas na área citada e a aplicação do questionário ocorreu nos meses de abril a junho de 2016. Após uma breve revisão da literatura foram abordados os procedimentos metodológicos adotados, descritas as principais características das entidades abrangidas e apresentados os resultados da pesquisa. A principal contribuição teórica do estudo reside na evidenciação das peculiaridades relacionadas às práticas de financiamento do capital de giro no âmbito das pequenas empresas. Nesse sentido, restou evidenciado que há uma intenção de evitar o crédito bancário, mas quando recorrem a essa forma de captação priorizam os bancos comerciais em detrimento de agências de fomento ou cooperativas de crédito e preferem taxas de juros mensais inferiores a 2%. Os motivos mais alegados para justificar a fuga das operações de crédito são as altas taxas de juros, a instabilidade econÿmica do país e a incerteza quanto ao futuro da empresa. Ainda, no caso de insuficiência de dinheiro para quitar as dívidas, a primeira iniciativa é na direção de negociar com fornecedores para postergar os prazos de pagamento.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Wernke, R., Pletsch, A. L. B., Junges, I., & Zanin, A. (2017). Características do financiamento do capital de giro de pequenas empresas do Sul de Santa Catarina. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 3(2), 211–242. https://doi.org/10.21574/remipe.v3i2.21