Pesquisa-ação aplicada na criação de um jogo de tabuleiro para desenvolver as competências dos empreendedores

Autores

  • Patricia Mari Matsuda Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v5i2.140

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Jogo de tabuleiro, Competências

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo que estimule a evolução de competências e características empreendedoras em estudantes e empreendedores que tenham vontade de buscar um novo meio de desenvolvimento cognitivo. O jogo foi construído como um tabuleiro físico, ao jogar com um dado, para cada passo há um desafio diferente. Conforme o jogador passa de casa em casa no tabuleiro, o nível de dificuldade aumenta. A metodologia utilizada é de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2002), foi reconhecido como algo extremamente útil, sobretudo por pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”. Diferente das demais metodologias, ele se destaca pelo seu modo de ação que envolve o empreendedor e os diferentes grupos interessados. Com a parceira da empresa Empreendi na Rede e do Centro Universitário FEI, esta proposta de pesquisa foi desenvolvida por alunos e professores. Esta pesquisa se relaciona com as disciplinas que estudam métodos inovadores de gestão, competitividade e teorias inovadoras na Administração. Praticando as teorias apresentadas em aula, vivenciadas por meio da pesquisa-ação, desenvolveu-se uma ferramenta para empreendedores por meio de jogos lúdicos. Esta pesquisa traz inovações por desenvolver um jogo no formato de tabuleiro com o símbolo do infinito e peças em vez de cartas. A associação de cores e a representação das peças foram extremamente importantes para a construção deste estudo que possui em sua essência a inovação. Podendo continuar em uma nova linha de pesquisa com novas adaptações ao jogo e inserção no meio virtual.

Referências

BELLO, Leo.?Dando as cartas nos negócios:?o sucesso com os ensinamentos do Poker. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014. 207 p.

BOTTION, Ivan.?Teoria das necessidades adquiridas:?Teoria de McClelland ? Motivação; Esoterikha. Disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/teoria-das-necessidades-adquiridas-teoria-de-macclelland-motivacao.php>. Acesso em: 12 jul. 2016.

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2.ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

______.?Empreendedorismo:?transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 299 p.

DUTRA, Joel Souza et al (Org.).?Gestão por competências:?um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001. 130 p.

ENTERPRISING UP: Academia de ideias. Academia de ideias. Disponível em: <http://www.eup.net.br/post/como-o-ambiente-ludico-propicia-melhor-aprendizado/9>. Acesso em: 02 mar. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice-hall, 2007. 180 p.

LOPES, Dante (Org.). Empreendi na Rede.?2017. Disponível em: <www.empreendinarede.com.br>. Acesso em: 01 mar. 2017.

PERPÿTUO, Antÿnio Carlos Guarini. SUPERA, Método.?Curso Método Supera:?ginástica para o cérebro. Disponível em: <http://treino.metodosupera.com.br/curso-supera-ginastica-para-o-cerebro/adultos/?desafio=dW0&id;=>. Acesso em: 12 jul. 2016.

RIES, Eric.?A Startup Enxuta:?Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação. [s.l.]: Casa da Palavra, 2012. 224 p.

RESENDE, ænio J.; BOTELHO, Luis Ricardo F. O livro das competências:?desenvolvimento das competências: a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. 224 p.

SERAFIM, Tiago. Sudoku; Racha Cuca. Disponível em: <https://rachacuca.com.br/logica/sudoku/>. Acesso em: 14 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Matsuda, P. M. (2019). Pesquisa-ação aplicada na criação de um jogo de tabuleiro para desenvolver as competências dos empreendedores. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 5(2), 318–334. https://doi.org/10.21574/remipe.v5i2.140