Balanço Perguntado: Um Instrumento para Análise Econômico-Financeira de Micro e Pequenas Empresas

Autores

  • Rhuama Bezerra Fernandes UFRN
  • Ígor Figueiredo Leite
  • Adilson de Lima Tavares
  • Yuri Gomes Paiva Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.128

Palavras-chave:

micro e pequenas empresas, balanço perguntado, análise econÿmico-financeira

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a metodologia do balanço perguntado como um instrumento na verificação da situação econÿmico-financeira das micro e pequenas empresas. Diante disso, foi estruturado um questionário para o levantamento do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, por meio de entrevista realizada com o gestor de uma empresa de pequeno porte. Além da análise por meio de índices contábil-financeiros, foi investigada a relação entre as informações dos demonstrativos reais e perguntados com base na correlação de Pearson, tendo em vista a normalidade dos dados verificada por meio do teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, visando verificar a inexistência de diferença estatisticamente significativa entre os dados obtidos, foi realizado o teste de médias t de Student. Os principais resultados evidenciaram que existe forte relação linear entre os dados e, que não existe diferença estatisticamente significativa entre os dados reais e perguntados. Dessa forma, considera-se que o balanço perguntado pode ser utilizado na análise da situação econÿmico-financeira das micro e pequenas empresas. Por fim, também foi observado que as maiores discrepâncias entre os índices aconteceram pela imprecisão dos valores por parte do gestor

Biografia do Autor

Rhuama Bezerra Fernandes, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ígor Figueiredo Leite

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba; Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adilson de Lima Tavares

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN; Especialista em Contabilidade Gerencial; Professor no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Yuri Gomes Paiva Azevedo

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor Substituto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ABREU, Felipe Oliveiraet al. Integração de sistemas no departamento contábil: um estudo com os prestadores de serviços contábeis no município de Itajai/SC. Caderno Cientifico Ceciesa ?Gestão, v. 2, n. 1, p. 125-135,2016.

ALMEIDA, EdneiIsidoroet al. A contabilidade aplicada como ferramenta de gestão econÿmico financeira em micro e pequenas empresas: um estudo de caso. Revista: Contabilidade e Amazÿniav. 4 n. 1, p. 49-64, 2011

ALVARENGA, Rodrigo Arraes.Study of factors contributors to deathof micro and small companies in the state of Maranhão. International Journal of Innovation, v. 4, n. 2, p. 106-118, 2016.

ALVES, Rodrigues; FERNANDES, Marlon; MATIAS, Alberto Borges. O acesso à competitividade baseado na informação: o balanço perguntado.GCG: Revista de Globalización, Competitividad & Gobernabilidad, v. 8, n. 1, 2014.

BAMPI, RodrigoEduardoet al. O balanço perguntado como alternativa de Análise Ecÿnomico-Financeiro de Micro e Pequenas Empresas: Um caso de Ensino Ambientado emuma Empresa Calçadista,Anais do II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Curitiba/PR, 15 a 17 de novembro de 2009.

BARBOSA, Heitor Monteiro. A análise de demonstrativos financeiros como ferramenta para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas.Scientia FAER, Olímpia-SP,v. 2, p. 32-52, 2010.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Aprova ITG 2000 -Escrituração Contábil. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2011/001330>. Acesso em: 16 jun. 2017.

BRASIL. Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm>. Acesso em 08 de maio de 2017

BRASIL. Lei Complementar nº. 155, de 27 de outubro de 2016. Altera a Lei Complementar nº 123/06. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp155.htm>. Acesso em: 08 mai. 2017.

CONFEDERAÿ?O NACIONAL DO COMÿRCIO DE BENS, SERVIÿOS E TURISMO, EMPRESâMETRO -MPE. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas>. Acesso em: 08 mai. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE E SERVIÿO BRASILEIRO DE APOIO äS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Manual de Procedimentos Contábeis para Micro e Pequenas Empresas. Brasília, 2002, Disponível em:< http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/ManuMicro.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2017.

CORRæA, Ana Carolina Costa; MATIAS, Alberto Borges; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues. Balanço perguntado: uma metodologia de obtenção de demonstrativos financeiros de micro e pequenas empresas.IX SEMEAD-Seminários em Administração, São Paulo, 2006.

FÁVERO, LuizPauloet al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009

GOULART, Claiton Pazzini; DE OLIVEIRA, Lyss Paula. Contabilidade para Pequenas Empresas: A Utilização da Contabilidade como Instrumento de Auxílio às Micro e Pequenas Empresas.Contabilidade & Amazÿnia, v. 1, n. 1, p. 8-17, 2012.

HOCHSPRUNG, Rafaelet al. Obrigatoriedade da Escrituração Contábil nas Micro e Pequenas Empresas na Concepção dos contabilistas da Grande Florianópolis. RevistaAmbiente Contábil, v. 3. n. 1. p. 20-36. 2011.

KASSAI, José Roberto; KASSAI, Sílvia. Balanço perguntado: solução para as pequenas empresas. In:Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2001.

KASSAI, Sílvia; KASSAI, José Roberto; NOSSA, Valcemiro. Pequenas Empresas-Como é difícil" levantar dinheiro"!. In:Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2000

KOS, SoniaRaifuret al. Compreensão e utilização da informação contábil pelos micro e pequenos empreendedores em seu processo de gestão enfoque. Reflexão Contábil, v. 33, n. 3, p. 35-50 2014.

LEE, Paul Tae-Woo; LIN, Cheng-Wei; SHIN, Sung-Ho. A comparative study on financial positions of shipping companies in Taiwan and Korea using entropy and grey relation analysis. Expert Systems with Applications, v. 39, n. 5, p. 5649?5657, 2012.

MATARAZZO, DanteCarmine. Análise Financeira de Balanços. 7 ed., Atlas: São Paulo, 2010.

MATIAS,A. B; VICENTE, E. F. R, Modelagem de Risco de Crédito para a Caixa Econÿmica Federal, Projeto realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração), São Paulo, 1996.

MOREIRA, Rafael deLacerdaet al. A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas, Revista Contemporânea de Contabilidade,v. 10, n. 12, p. 119-140, ,2013.

SILVA, LudimilaLopes da et al.Balanço perguntado e o Balanço Contábil:Um estudo em Micro e Pequenas Empresasdo Estado de Goiás, Revista de Administração da UEG, Anápolis/GO, v.7, n.2, p. 129-139, 2016. STROEHER. ìngela Maria. Identificação das características das informações contábeis e a sua utilização para tomada de decisão organizacional de pequenas empresas.2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) ?Curso de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005

STROEHER, ìngela Maria; FREITAS, Henrique. Identificação das necessidades de informações contábeis de pequenas empresas para a tomada de decisão organizacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEST?O DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÿ?O (CONTECSI), 3, 2006, São Paulo. Anais...São Paulo: FEA/USP, 2006.

TAVARES, Adilson de Lima;SILVA, César Augusto Tibúrcio.A análise financeira fundamentalista na previsão de melhores e piores alternativas de investimento. Revista Universo Contábil, v. 8, n. 1, p. 37-52, 2012.

VIEIRA, Edna Maria de Melo et al. Melhores Grupos de Índices e Demonstrações Contábeis para Análise da Situação Econÿmico-Financeira das Empresas na Percepção de Analistas do Mercado de Capitais.Contabilidade, Gestão e Governança, v. 17, n. 3, 2014.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Fernandes, R. B., Leite, Ígor F., Tavares, A. de L., & Azevedo, Y. G. P. (2019). Balanço Perguntado: Um Instrumento para Análise Econômico-Financeira de Micro e Pequenas Empresas. REMIPE - Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 5(1), 46–64. https://doi.org/10.21574/remipe.v5i1.128